Atualmente, o sonho de muitas pessoas é ter seu próprio negócio. No entanto, para algumas especialidades é necessário obedecer a determinados requisitos, como ocorre no caso dos contadores.
Muitos profissionais contábeis sonham em ter seu próprio empreendimento mesmo antes de terminar a faculdade. Porém, nesse ramo existem algumas regras a seguir e necessidades a preencher.
Neste post, você vai saber o que precisa para abrir um escritório de contabilidade. Continue a leitura e confira!
Realize um planejamento
Antes de realmente abrir um escritório contábil, é necessário ter um plano de negócios. Esse é o principal conselho que um contador dá aos seus clientes, logo é de suma importância que ele próprio siga suas recomendações.
A estruturação (tanto física quanto processual) do trabalho oferecido é o que vai marcar as características da sua empresa. Por isso, analise itens como:
- onde estará localizado o seu escritório?
- quantas pessoas você precisa ter na sua equipe?
- que tipo de serviços prestará?
- qual será seu diferencial em relação aos concorrentes?
- qual é o investimento necessário?
É primordial escolher um software que proporcione uma gestão contábil eficiente e, assim, consiga integrar as informações das diversas áreas das empresas de seus clientes. Ele é fundamental para a apresentação dos relatórios que servirão como suporte na tomada de decisão.
Pesquise os registros necessários
No Brasil, para exercer as atividades de contador, existem algumas burocracias que precisam ser seguidas. Algumas delas podem variar conforme o município.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A primeira é ter qualificação profissional, ou seja, ser bacharel ou técnico em Ciências Contábeis. O próximo passo é possuir o registro do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), já que exercer a atividade de contador sem o devido registro é crime. Conforme diz o Decreto Lei nº 9.295/46, Art. 12 parágrafo único:
O exercício da profissão, sem o registro a que alude este artigo, será considerado como infração do presente Decreto-Lei.
Conforme mencionamos, em âmbito municipal as exigências costumam variar. Contudo, em modo geral o contador pode solicitar um alvará junto à prefeitura de seu município para trabalhar como autônomo. Dessa forma, ele vai pagar o ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza).
Entretanto, as exigências são maiores para quem deseja ter um escritório contábil como pessoa jurídica. É necessário redigir um contrato social, realizar os registros na Junta Comercial e na Secretaria da Receita Federal e o alvará de funcionamento do município.
Além disso, é imprescindível a filiação junto ao Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis).
Obtenha a certificação digital
Na era digital, os escritórios de contabilidade necessitam estar preparados para trabalhar com a realidade. A contabilidade digital veio para confirmar a veracidade e autenticidade dos dados.
É por meio dos certificados digitais que as informações são entregues de forma rápida e ágil. Os escritórios de contabilidade utilizam o E-CNPJ, a versão digital do CNPJ, que serve para a emissão de notas fiscais eletrônicas, transmissão de escrituração fiscal e obrigações acessórias.
Conteúdo original via RTAlmeida
Fonte: jc