Criador do Pix –sistema de pagamento instantâneo e gratuito na pessoa física–, o Banco Central trabalha para oferecer novas modalidades do serviço, como o Recorrente (débito automático para pagar contas de água, luz e assinaturas), Internacional (compras transnacionais) e Garantido (parcelamento de compras com garantia para o vendedor).

Dos três serviços, Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix do Banco Central (BC), disse que o Recorrente o Internacional são tratados como prioridades, mas o primeiro é que tem mais chances de ser lançado ainda este ano.

“Deveremos ter novidades sobre ele ainda este ano, mas não quero me adiantar”, comenta Brandt, no Congresso Autocom 2023, em 29/03. O gestor adiantou que o Pix Recorrente será um dos principais assuntos em pauta na próxima reunião do Fórum Pix, em junho (15). O fórum é o grupo de trabalho do BC responsável pela criação de produtos, funcionalidades e regras.

Pix Recorrente

Enquanto isso, Brandt mencionou que o Pix Recorrente ainda tem desafios técnicos relacionados à eficiência na integração de pagamentos entre o comprador e o(s) vendedor(es). Para pagamento de conta de algumas utilities (serviços públicos), o que existe é a dinâmica de crédito automático, explica Brandt.

“Mas o débito automático (onde o Pix se encaixa) é ainda bastante limitado em termos de empresas, pela dificuldade de estabelecer múltiplos contratos e padrões. E de ter um custo associado que impede que escolas e academias possam usar o Pix automático”, detalha.

Outro ponto importante é criar mecanismos seguros de intermediação entre compradores e vendedores nos marketplaces. “O marketplace serve como esse agente de confiança do meio, que faz o papel de receber o pagamento e segurar (a transferência do recurso ao seller) até ter a certeza de que o cliente recebeu o produto que comprou”, segundo Brandt.

Pix Internacional

Para que o Pix Internacional seja viabilizado, é preciso fazer a conexão com sistemas similares de pagamento instantâneo de outros países, explica o gestor. Para ele, os desafios são relacionados a custos elevados, acessos limitados e velocidade baixa de conexão e transparência insuficiente.

Brandt disse que o BC é um dos participantes do projeto Nexus, do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), que trabalha para desenvolver o ecossistema internacional que vai possibilitar pagamentos e transferências instantâneas entre pessoas de mais de 60 países. O gestor não deu prazo de quando isso deve acontecer, mas voltou a mencionar o programa como prioritário no BC.

Pix Garantido

O Pix Garantido é uma função de compra a crédito, sendo que o parcelamento de compras contém, como o próprio nome diz, uma garantia de recebimento para o vendedor. Nesse sentido, ele tem as mesmas funções do Pix Recorrente, mas a diferença é que essa modalidade possui limites de crédito.

Brandt disse que o Pix Garantido é um projeto que o BC tinha antes mesmo do Pix, mas agora a estratégia da instituição é acompanhar o desenvolvimento de iniciativas privadas do produto.

“Não há previsão para ele (Pix Garantido) entrar na agenda atual. Há vários players ofertando e estamos acompanhando para ver como ele se desenvolve e se faz sentido o BC entrar para padronizar o produto. Talvez nem seja necessário, mas queremos saber dos desdobramentos e se vai entregar valor para o usuário final”, observa Brandt.

Pix é o preferido da população

Em pouco mais de dois anos e meio de serviço, o Pix se tornou o principal meio de pagamento do país pela sua gratuidade (na pessoa física) e transferência imediata de valores.

Dados trazido por Brandt revelam que, de novembro de 2020 até fevereiro deste ano, 81% da população adulta é usuária do Pix. Isso representa 136 milhões de brasileiros.

Entre as empresas que têm algum tipo de relacionamento no SFN (Sistema Financeiro Nacional), 12 milhões delas (73% do total) já utilizam o Pix rotineiramente em seus negócios.

O post O que o BC disse sobre o lançamento dos PIX Recorrente, Internacional e Garantido apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui