O fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras e a atuação do Sebrae para desenvolver esse motor da economia nacional foram o centro do diálogo entre os participantes do Lide Brazil Conference, que acontece nesta sexta-feira (3) e no sábado (4), em Lisboa. O evento reúne mais de 250 líderes do Brasil e de Portugal para debater temas ligados a valores institucionais, democracia, cooperação internacional e investimentos no Brasil.
Confira algumas dessas visões:
Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal:
“O Sebrae inaugurou, em 2023, um escritório aqui, em Lisboa, para atender as startups e pequenas empresas brasileiras. Até a década de 80, as empresas portuguesas se internacionalizaram no Brasil. Agora, chegou a vez da internacionalização dos negócios brasileiros em Portugal. Por isso, a importância desse investimento”.
João Dória, ex-governador de São Paulo
“A península Ibérica, junto com a Itália, são referência de empreendedorismo; são países que cresceram no pós-guerra, num processo fundamentado nas micro e pequenas empresas. É muito positivo para o Sebrae estar em Portugal, onde as empresas brasileiras estão ganhando destaque em áreas como agro, vinho, tecelagem, serviços e tecnologia. Ao ampliar o trabalho que já realiza em todo o país, o Sebrae cria condições para que esse empreendedor seja amparado e alcance ainda mais sucesso”.
Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
“O Brasil hoje tem uma presença forte em Portugal. O presidente Lula vai participar da Cimeira, em abril, aqui em Lisboa. Temos de nos integrar junto à economia europeia, em especial a portuguesa. Precisamos destravar essa relação. E é razoável dar prioridade à agenda das micro e pequenas empresas”.
Eduardo Eugenio Gouvea Vieira, presidente da Firjan
“É fundamental que o Sebrae se associe aos setores representativos da sociedade brasileira: indústria, comércio e agricultura. Formar uma aliança estratégica para fortalecer as micro e pequenas empresas”.
Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Conselho do Bradesco
“O Sebrae faz um papel formidável. Ele tem funções pedagógicas, educacionais, cria um debate na formação do pequeno empresário para que se torne competitivo. O Sebrae é uma alavanca de fortalecimento da capacidade de gestão dos micro e pequenos empresários”.
Michel Temer, ex-presidente do Brasil
“O Sebrae faz um trabalho importantíssimo, de congregação daqueles que querem se dedicar ou já se dedicam a pequenos e grandes empreendimentos”.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui