No conteúdo de hoje vamos esclarecer sobre a obrigatoriedade da entrega do SPED e já aproveitando sobre o assunto vamos falar também sobre as contribuições.
Continue conosco e entenda.
SPED
O Sped é um arquivo digital, está sigla quer dizer “Sistema Público de Escrituração Digital”, esta ferramenta é utilizada pelas pessoas jurídicas, de direito privado na escrituração da Contribuição para:
- Encargos e aquisições que são geradores de crédito da não cumulatividade;
- Custos;
- Despesas;
- Relacionado ao conjunto de documentos e operações representativas das receitas auferidas;
- Em regimes de apuração não-cumulativo e cumulativo.
Objetivo do SPED
O SPED tem o objetivo de facilitar a obrigatoriedade das obrigações fiscais, para que seja feito o repasse das informações por parte das empresas.
Este arquivo digital facilita o acesso para os contribuintes sobre as obrigações fiscais, fazendo com que seja dispensado o uso de papel para efetuar a escrituração contábil.
Contribuições SPED
As contribuições SPED, tem como foco compartilhar os dados em formato do arquivo SPED, que são contribuições para a validação do Programa Validador e Assinador e Escrituração Fiscal Digital.
Apresentação mensal do SPED
A entrega deve ser feita de acordo com a legislação estadual, logo o contribuinte deve estar atento a esses prazos.
Como é feita a emissão das guias?
Veja passo a passo em como realizar este processo
- Entre na aba “Cadastro/Empresas”, logo depois clique na aba aliq.Federais/ PIS/ COFINS;
- Depois realize o informe da incidência tributária, depois selecione as Guias de PIS/COFINS;
- Em seguida, quando você já tiver preenchido Base e Alíquota, cliquem para gravar.
- Feito isso, faça o acesso na aba Federal/DARF, logo depois selecione a empresa/período, feito isso marque PIS e COFINS. Pronto, agora é só gerar as guias.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Laís Oliveira
O post Obrigatoriedade da entrega do SPED apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui