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Em 2009 a Harvard Business School publicou um artigo intitulado metas insanas.

Ele trazia, basicamente, diversos exemplos de como a perseguição destrutiva de metas podem causar problemas sérios nas organizações: “foco reduzido, comportamento antiético, maior risco, menor cooperação e menor motivação“.

Quando os funcionários têm objetivos conflitantes, pouco claros, sem sentido, arbitrários, eles tornam-se frustrados e desmotivados. 

Em resumo, o artigo dizia que uma meta mal formulada pode ser altamente prejudicial.

Mas não se engane, para qualquer instituição que busque alto desempenho, os objetivos são instrumentos essenciais.

Um estudo realizado pela Deloitte ao longo de 24 meses, mostrou que nenhum fator isolado possui mais impacto do que “metas claramente definidas, que estejam estabelecidas e livremente compartilhadas”.

E metas difíceis impulsionam mais do que metas fáceis. 

Entre os experimentos de campo, 90% confirmam que a produtividade é aprimorada por metas desafiadoras e bem definidas.

Mas como, então, desenvolver metas que possam inspirar, alinhar e motivar ao invés de destruir uma organização?

Fazendo esta pergunta, encontrei as OKR.

Antes de mais nada, preciso dizer que esta é a metodologia que ajudou (além de diversas empresas como a Intel) uma pequena startup da década de 90 a se tornar o Google.

Uma empresa que era apenas o décimo oitavo motor de busca ao nascer para se tornar a gigante criadora de produtos como Android, Youtube, Gmail, Google Chrome, entre outros.

Mas o que, afinal, é um OKR?

O OKR é uma metodologia de gestão que ajuda a empresa a concentrar esforços nas mesmas questões importantes por toda organização.

Quando adequadamente projetados e implantados, são uma vacina contra o pensamento e execução confusos. 

O “o” do do acrônimo é o objetivo.

Um objetivo é o que deve ser alcançado. É o “o que“. 

Por definição, os objetivos são significativos, concretos, orientados por ações e inspiradores.

Os resultados-Chaves (KR) estabelecem e monitoram como chegamos ao objetivo. São o “Como“.

Eles são específicos e limitados no tempo, agressivos, porém realistas, acima de tudo, são mensuráveis e verificáveis.

Quando todos os resultados-chaves forem cumpridos, o objetivo é necessariamente alcançado, senão, o OKR foi acima de tudo mal projetado.

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Confira Abaixo os benefícios de implementar a metodologia: 

Foco e comprometimento com prioridades

Obriga os líderes a fazerem escolhas difíceis, se concentrar naquilo que importa em detrimento do que não é importante,

Alinhamento e conexão com trabalho em equipe

Todos os objetivos são abertamente compartilhados. Os indivíduos desenvolvem e conectam seus objetivos ao esquema geral da empresa. 

Ao conectar cada colaborador com sucesso da organização, o alinhamento de cima para baixo e de baixo para cima traz significado ao trabalho.

Rastreamento da responsabilidade

Eles são ativados por check-in periódicos, uma classificação objetiva e uma reavaliação contínua sobre o andamento.

Buscar o surpreendente

A metodologia motiva as pessoas a fazerem mais do que pensavam ser possível.

Metas continuam sendo a única forma de fazer as coisas acontecerem. Mas não as metas destrutivas, sem significado e que não conectam cada colaborador ao sucesso da empresa.

As pessoas clamam por entenderem o valor do seu suor.

Se você busca uma ferramenta para criar metas melhores para sua empresa, o OKR é a metodologia certa.

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O post OKR: Como criar metas que motivam e fazem a empresa crescer apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .

Fonte: Jornal Contábil
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