OMS: Gordura trans é responsável por 500 mil mortes prematuras por ano

Segundo a OMS, 500 mil pessoas morrem por ano de doenças cardiovasculares causadas pelo consumo de gorduras trans por ano. A organização também revela em seu novo relatório que 5 bilhões de pessoas, em todo o mundo, ainda estão desprotegidas da gordura trans.

Em 2018, a organização defendeu a eliminação global da gordura trans produzida industrialmente. Esse tipo de gordura pode ser encontrado em bolos, biscoitos, alimentos processados e óleos de cozinha.

Segundo o relatório, a criação de políticas de práticas melhores aumentou consideravelmente, com isso 43 países foram implementados, protegendo 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo.

de melhores práticas para a população aumentou quase seis vezes, com a implementação em 43 países, e ajudando a proteger 2,8 bilhões de pessoas em todo o globo. Porém, mesmo com todos os avanços, a eliminação total ainda permanece inatingível.

Leia Também: 5 alimentos que são aliados a saúde do coração

O que é gordura trans?

A gordura trans é um tipo de gordura vegetal criada por processos industriais que é encontrada em alimentos ultraprocessados, como biscoitos, bolos prontos, margarinas, pizzas congeladas, massas instantâneas e sorvetes.

Os ácidos graxos trans são comumente utilizados na indústria para prolongar a vida de prateleira, além de conferir sabor e textura agradáveis ​​aos alimentos.

O Ministério da Saúde também está tentando acabar com o uso dessa gordura, a exemplo de países como Suíça e Dinamarca, onde ela é proibida. As gorduras trans são ruins para a saúde porque promovem resistência à insulina e inflamação no corpo.

Leia Também: Alimentos perigosos para pessoas com o colesterol alto

Lista de alimentos ricos em gordura trans

Confira uma lista de alimentos ricos em gordura trans. Quantidade de gordura trans em cada 100g de alguns alimentos:

O post OMS: Gordura trans é responsável por 500 mil mortes prematuras por ano apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui