Orientações básicas para a formatação de um texto nas normas ABNT

As Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são um conjunto de normas técnicas que estabelecem diretrizes para padronização de diversos tipos de trabalhos acadêmicos, científicos e técnicos no Brasil.

Elas são utilizadas como referência para a elaboração de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, relatórios técnicos, entre outros.

As normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são importantes para padronizar a apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos.

É importante lembrar que cada tipo de trabalho tem suas particularidades e pode ter exigências específicas, então é sempre recomendável consultar as normas ABNT completas ou as orientações da instituição para a qual o trabalho será apresentado.

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Orientações básicas para a formatação

Aqui estão algumas orientações básicas para a formatação de um texto de acordo com as normas ABNT:

Formato do papel e margens: o papel deve ser branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), e as margens devem ser: superior e esquerda com 3 cm, inferior e direita com 2 cm.

Fonte: use fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Os títulos das seções devem ter tamanho maior, de preferência 14 ou 16.

Espaçamento: o texto deve ser digitado com espaço 1,5 entre as linhas, exceto para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências e legendas, que devem ter espaço simples.

Numeração das páginas: as páginas devem ser numeradas no canto superior direito da folha, a partir da introdução. As páginas preliminares (folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, resumo, etc.) devem ser numeradas em algarismos romanos, mas não apresentam número de página impresso.

Citações e referências: as citações devem seguir as normas ABNT, seja diretas ou indiretas. As referências devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética.

Títulos e subtítulos: os títulos devem estar em negrito e com caixa alta, e os subtítulos em negrito e com a primeira letra maiúscula.

Notas de rodapé: devem ser digitadas em espaço simples, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 10.

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Estrutura de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A estrutura de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode variar de acordo com as normas estabelecidas pela instituição de ensino. No entanto, a estrutura básica geralmente inclui as seguintes partes:

  • Capa: contendo informações como título do trabalho, nome do autor, nome da instituição, curso, data de entrega, entre outros.
  • Folha de rosto: contendo as mesmas informações da capa, acrescidas do nome do orientador e da instituição a que está vinculado.
  • Resumo: uma breve apresentação do trabalho, contendo informações sobre os objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
  • Abstract: tradução do resumo para o inglês.
  • Sumário: lista com os títulos e subtítulos das seções do trabalho, indicando a página em que cada uma começa.
  • Introdução: apresentação do tema, justificativa, objetivos, metodologia e delimitação do problema.
  • Revisão de literatura: revisão bibliográfica do tema, com a apresentação das principais teorias e pesquisas relacionadas.
  • Metodologia: descrição da metodologia utilizada para a realização da pesquisa.
  • Resultados: apresentação dos resultados obtidos na pesquisa.
  • Discussão: análise e interpretação dos resultados, com base nos objetivos propostos.
  • Conclusão: conclusões finais sobre a pesquisa, com base nos objetivos propostos.
  • Referências bibliográficas: lista de todas as fontes bibliográficas consultadas e citadas ao longo do trabalho.
  • Anexos: material complementar, como tabelas, gráficos, imagens, entre outros, que não couberam no corpo do trabalho.

Fonte: Jornal Contábil
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