As Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são um conjunto de normas técnicas que estabelecem diretrizes para padronização de diversos tipos de trabalhos acadêmicos, científicos e técnicos no Brasil.
Elas são utilizadas como referência para a elaboração de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, relatórios técnicos, entre outros.
As normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são importantes para padronizar a apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos.
É importante lembrar que cada tipo de trabalho tem suas particularidades e pode ter exigências específicas, então é sempre recomendável consultar as normas ABNT completas ou as orientações da instituição para a qual o trabalho será apresentado.
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Orientações básicas para a formatação
Aqui estão algumas orientações básicas para a formatação de um texto de acordo com as normas ABNT:
Formato do papel e margens: o papel deve ser branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), e as margens devem ser: superior e esquerda com 3 cm, inferior e direita com 2 cm.
Fonte: use fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Os títulos das seções devem ter tamanho maior, de preferência 14 ou 16.
Espaçamento: o texto deve ser digitado com espaço 1,5 entre as linhas, exceto para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências e legendas, que devem ter espaço simples.
Numeração das páginas: as páginas devem ser numeradas no canto superior direito da folha, a partir da introdução. As páginas preliminares (folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, resumo, etc.) devem ser numeradas em algarismos romanos, mas não apresentam número de página impresso.
Citações e referências: as citações devem seguir as normas ABNT, seja diretas ou indiretas. As referências devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética.
Títulos e subtítulos: os títulos devem estar em negrito e com caixa alta, e os subtítulos em negrito e com a primeira letra maiúscula.
Notas de rodapé: devem ser digitadas em espaço simples, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 10.
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Estrutura de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
A estrutura de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode variar de acordo com as normas estabelecidas pela instituição de ensino. No entanto, a estrutura básica geralmente inclui as seguintes partes:
- Capa: contendo informações como título do trabalho, nome do autor, nome da instituição, curso, data de entrega, entre outros.
- Folha de rosto: contendo as mesmas informações da capa, acrescidas do nome do orientador e da instituição a que está vinculado.
- Resumo: uma breve apresentação do trabalho, contendo informações sobre os objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
- Abstract: tradução do resumo para o inglês.
- Sumário: lista com os títulos e subtítulos das seções do trabalho, indicando a página em que cada uma começa.
- Introdução: apresentação do tema, justificativa, objetivos, metodologia e delimitação do problema.
- Revisão de literatura: revisão bibliográfica do tema, com a apresentação das principais teorias e pesquisas relacionadas.
- Metodologia: descrição da metodologia utilizada para a realização da pesquisa.
- Resultados: apresentação dos resultados obtidos na pesquisa.
- Discussão: análise e interpretação dos resultados, com base nos objetivos propostos.
- Conclusão: conclusões finais sobre a pesquisa, com base nos objetivos propostos.
- Referências bibliográficas: lista de todas as fontes bibliográficas consultadas e citadas ao longo do trabalho.
- Anexos: material complementar, como tabelas, gráficos, imagens, entre outros, que não couberam no corpo do trabalho.
Fonte: Jornal Contábil
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