Os profissionais devem entender que a CONTABILIDADE SOCIETÁRIA, gera informações da gestão, de grande valia para elaborar as Demonstrações Contábeis de Financeiras, com relevância aos princípios, legislação, transparência e controle interno, possibilitando a qualidade dos dados consolidados á uma SWOT em que identifica os pontos fracos e fortes comparados com o P D C A, e em seguida acata as melhorias devidas.
Num mundo de pandemia, globalizado, com inovações tecnológicas derivativas de uma inteligência artificial é fundamental que os profissionais se revistam da qualidade e capacitação mínima necessária, para que possam agregar valor em suas atividades e auxiliar a Gestão em diversas decisões.
O Great Reset representa um estudo do período pós-pandemia, e nos aguarda com inovações tecnológicas, derivadas da inteligência artificial e emocional, e colaborando principalmente com a necessidade de melhorar nosso know how e expertise, inclusive com o conhecimento de outros idiomas, principalmente o Inglês e o Mandarim simplificado.
Empresas
A mudança imposta por diversos fatores são demasiadamente grande, e espero que os sobreviventes dessa pandemia quer sejam.
Pessoas físicas e jurídicas possam entender e tirar ensinamentos das dificuldades impostas pelo “real time” após pandemia, pois acreditamos que haverá outros VÍRUS com maior letalidade que o anterior..
Sabemos que o universo das pequenas empresa, do simples nacional são: MEI, MICRO, EPP e EIRELE, e sua tributação é simplificada diante das demais opções tais como : Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado, que podem também agregar as demais sociedades.
No tocante ás pessoas jurídicas devemos entender que os sistemas fiscais tributários, quer sejam: SPED-Fiscal, SPED–Contábil, E-Social, e as demais obrigações sociais, trabalhistas, previdenciárias e tributárias, devidamente mensuradas através dos princípios internacionais de que trata a legislação especifica, devem ser geridas por profissionais, evitando RISCO a empresa..
Aos gestores empresariais é fundamental a elaboração de maior transparência e controle interno de sua gestão, desde a elaboração de uma P D C A devidamente albergado em Orçamento e confrontado com os demonstrativos contábeis e financeiros, gerando um análise e um relatório circunstancial que aglutinará diversas nuances quando confrontada com o mercado, devendo em seguida receber as ações e atitudes de melhorias.
A intangibilidade e gravidade do VIRUS e da CRISE formam obstáculos que devem sempre ser objeto de estudos e consideração dos profissionais envolvidos na sustentabilidade e continuidade das atividades econômicas das empresas, haja vista, o RISCO em sua negligência.
É preocupante o atua status quo de determinados gestores e profissionais, que ainda não entenderam a real importância da inteligência artificial em suas atividades, o que poderá implicar em adequação ás novas exigências do mercado atual.
Contabilidade Societária
A contabilidade tem como conceito ser uma ciência, que mensura ou registra os fatos e atos administrativos de um determinado patrimônio, vinculado a uma gestão da entidade.
Obedece atualmente ás normas e princípios internacionais, agregada a uma legislação especifica, que se perfaz pelos Demonstrativos Contábeis e Financeiros, que precisam ser avaliados e analisados periodicamente, para que resultem num relatório circunstancial de grande valia para a gestão empresarial.
Atualmente há diversos sistemas que possibilitam a inserção de dados quer sejam através de download ou outro meios de captação dessas informações da gestão.
O objetivo maior da Contabilidade é o estudo do Patrimônio da entidade, visando demonstrar com clarividência, transparência e controle interno, respeitando ainda os aspectos legais.
O profissional de contabilidade deve seguir um cronograma de trabalho que possibilite ao mesmo ter uma visão macro da contabilidade e deve estabelecer comparação com o Planejamento, filtrando resultados que possam merecer especial atenção da gestão.
Tal fato, e diante das variáveis existenciais e crises, o profissional deve manter exímio controle e transparência da contabilidade a fim de possibilitar a emissão de um relatório periódico e circunstancial expondo os fatos positivos e negativos, e se possível sugerindo estratégias que possam ser aplicadas.
Tecnologia
As empresas novas e as sobreviventes da pandemia, devem rever suas ações e atitudes consequentes, desde a busca de Capital com menor custo, para investir em tecnologia de ponta, reduzindo portanto, suas despesas e custos operacionais, de modalidade racional..
Portanto, o conhecimento de equipamentos e máquinas, nanotecnologia, robotização, automação, estudo de rentabilidade, lucratividade, eficiência, ROI, Mark UP, EVA, Alavancagem Financeira, Fórmula de Kanitz, e demais, são essenciais para procedimento de uma análise mais voraz diante dos acontecimentos.
Após período pandêmico, o RISCO e a Margem de ERRO, devem ser uma bússola que hão de dirimir a realizações das melhorias que devem ser realizadas para a adequação dessas empresas junto ao cenário do mercado global.
Todo e qualquer estudo para inserir inovações na empresa, produto, sistema ou qualquer outro, deve considerar o Machine Larning, Deep Learning, numa base de algoritmo ou qubits, utilizando a lógica Fuzzy, com todas suas variáveis.
O conhecimento que deve produzir o referido estudo e análise exige um know how especifico e conhecimento de outros idiomas, para em seguida gerar informação e dados de valor mensurável que possam eclodir em ações de sucesso diante da concorrência e mercado global.
Educação
Estabelecer um Check List de avaliação dos princípios e procedimentos legais da empresa junto ao processo de inserção de dados na Contabilidade, representa um excelente cronograma de trabalho, observando a legalidade, os princípios, a sincronia racional de informações, os livros eletrônicos, procedimento de conciliação nos WP (work papers) buscando filtrar e identificar anomalias, que possam por em RISCO o patrimônio da empresa, e no final expedir todas as CND’s do período mantendo essa regularidade jurídico fiscal.
O retorno dos profissionais e dos novos, todos sem exceção precisão de um up grade qualitativo, para sua reformulação profissional, mesmo utilizando a IOT como o WATSON, ALEXIA, ou qualquer outra inovação tecnológica.
Os cursos e professores devem rever imediatamente suas metodologias de ensino visando condição de entendimento dos recursos tecnológicos todos inseridos em seus devidos processo de ensino.
Acredito que o sentido prático dos conhecimentos adquiridos devem ser a tônica do sucesso da qualidade de ensino, e esse viés deve ser absorvido pelos educandos com maestria.
O mundo em que eles atuarão está muito seletivo e quão mais perfil, habilidade e competências possam adquirir ao longo do curso, definirão sua empregabilidade e possível sobrevivência.
Devemos entender que a formação educacional de um profissional é um investimento que gera ágio e positividade, desde que gerida eficientemente pelos envolvidos nesse processo.
Conclusão
O Great Reset está bem claro e definido, as poucas oportunidades apresentadas pelo mercado de head hunters são altamente seletivas e os contratados devem merecer devida remuneração diante de sua plenitude.
O simples relatório dos dados captados pelo sistema e relatados em demonstrativos é realmente uma atividade mecânica, mas a análise, interpretação e sugestões de procedimentos são ações e atitudes que dependem da capacitação e qualificação do profissional, eis ainda uma grande diferença.
A grande pergunta é se estamos realmente preparados para essa mudança, que já está acontecendo no mercado.
Acredito ter chegado o momento de grande animosidade entre as inteligências artificial e emocional, essencialmente entre o profissional e a máquina, mas antecipadamente já sabemos o resultado final, mas enquanto não acontece é fundamental que tenhamos essa visão.
Jamais pensaríamos que um ÁBACO e SOROBAN teriam tanta influencia no destino dos profissionais.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por: Elenito Elias da Costa, só um professor e profissional.
O post Os benefícios da Contabilidade Societária apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui