O valor das moedas criptográficas caiu na semana passada, com o Bitcoin a cair cerca de um terço do seu valor em apenas algumas horas. Apesar de subir para quase $40.000 na segunda-feira, o Bitcoin ainda está 33% abaixo do seu pico recente.
Os preços do Bitcoin têm estado num estado de fluxo desde o início deste ano. Recentemente, o seu valor desceu até 30% após o Banco Popular da China (PBOC) ter advertido as instituições financeiras do país contra a utilização de moedas criptográficas como meio de pagamento.
Desde então, Bitcoin conseguiu recuperar um pouco e depois Elon Musk, famoso por expressar as suas opiniões e preocupações sobre os bens digitais através de mensagens na Internet, tweeted novamente, conduzindo o valor ainda mais alto. Ele tweeted que estava no processo de realizar conversações com mineiros norte-americanos de Bitcoin sobre a sustentabilidade da moeda digital.
Mas os movimentos agressivos do ativo digital são alimentados por muito mais do que a repressão da China contra os mineiros de moedas criptográficas ou a manchete do Elon Musk. Os analistas disseram que os comerciantes que estavam a correr riscos excessivos no mercado não regulamentado de moedas criptográficas, forçando-os a vender à medida que os preços caíam, foram em grande parte responsáveis pela queda de 30% dos preços da semana passada. Outra razão para a volatilidade é o crescente mercado de empréstimo de Bitcoin.
O comércio de margens é basicamente pedir dinheiro emprestado a uma empresa de corretagem a fim de tomar posições maiores em Bitcoin. No caso do preço descer, os comerciantes têm de pagar o dinheiro de volta à empresa de corretagem, o que se chama comércio de margens. Um determinado preço, como parte desse processo, desencadeia geralmente uma venda para que os comerciantes possam reembolsar a troca.
Durante a semana passada, os negociadores de moeda criptográfica liquidaram cerca de 12 mil milhões de dólares em posições alavancadas à medida que o preço da moeda criptográfica subia. Cerca de 800.000 contas em moeda criptográfica foram afetadas por este êxodo em massa.
Bitcoin tem visto alguns movimentos selvagens desde segunda-feira passada. Houve três quedas de dois dígitos na última semana. O Bitcoin ainda está mais de 40% abaixo dos seus máximos, mas muitos adeptos da moeda criptográfica afirmam que este é apenas um precursor de uma grande corrida de touro à frente.
Afirmam que este nível de volatilidade é bastante normal no espaço de moeda criptográfica, e muitos estabelecem paralelos com a corrida de touro de 2017. Em Julho de 2017, a China proibiu o comércio de moeda criptográfica e encerrou todas as trocas de moeda criptográfica no país em Setembro. Nessa altura, havia uma venda semelhante à que está a acontecer agora. A única diferença é que desta vez a China proibiu a mineração de moeda criptográfica no país. E escalando-as num gráfico, dizem que parece incrivelmente semelhante à situação em 2017 e esperam que se siga um enorme comício de Bitcoin.
Apesar da extrema volatilidade, o Bitcoin está a ganhar tração à medida que o mundo muda do papel para a moeda digital. Em Abril, o valor de Bitcoin atingiu um máximo histórico de 63.000 dólares, ultrapassando o seu recorde anterior. Embora o seu preço tenha caído desde então, a sua popularidade tem-se mantido inalterada e muitos argumentam que está a subir ainda mais.
O número de investidores institucionais e retalhistas que investiram dinheiro em Bitcoin e outros ativos digitais em 2021 aumentou acentuadamente. A Coinbase, a maior bolsa de divisas criptográficas do mundo, registou um volume comercial de 335 mil milhões de dólares no primeiro trimestre do ano, dos quais cerca de 120 mil milhões de dólares foram a retalho e 215 mil milhões de dólares foram institucionais. Durante o primeiro trimestre de 2020, o volume comercial totalizou cerca de 30 mil milhões de dólares.
Vários fatores contribuíram para a popularidade e o valor da Bitcoin. O Bitcoin tem um limite no número de moedas que podem ser cunhadas, que é de 21 milhões. Deste número, cerca de 18,6 milhões de moedas já foram cunhadas. Isto torna a Bitcoin escassa por natureza, o que lhe permite reter o seu valor. E com a inflação a aumentar, muitos veem-na como uma cobertura eficaz contra a inflação.
Outra razão para a sua crescente popularidade e valor tem sido a natureza altamente volátil deste bem digital. Além disso, a disponibilidade de plataformas de negociação tem desempenhado um papel importante no apoio aos pequenos investidores. Com a ajuda de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizagem de Máquinas (ML) juntamente com algoritmos poderosos, plataformas de negociação, tais como Big Money Rush, ajudam comerciantes e investidores a tomar decisões de negociação informadas e a capitalizar as barras de moedas criptográficas de curto prazo. O comércio automatizado provou ser um porto seguro para investidores novatos que tentam a sua sorte no espaço da moeda criptográfica.
O boom do Bitcoin também tem atraído investidores institucionais. Várias empresas públicas estão a recorrer à moeda criptográfica para os seus tesouros, especialmente o Bitcoin. Quando Tesla anunciou um investimento de 1,5 mil milhões de dólares em Bitcoin em Fevereiro, assumiu a liderança neste boom de divisas criptográficas. Até ofereceu aos seus clientes a opção de comprar os seus carros com Bitcoin. Mas Tesla tem desde então recuado no meio de especulações de que planeia vender as suas explorações de Bitcoin. Outro financiador Bitcoin, a MicroStrategy, fez recentemente um investimento adicional de 10 milhões de dólares em Bitcoin.
Além disso, as principais plataformas de pagamento financeiro tais como PayPal, MasterCard e Square, bem como o banco mais antigo da América, BNY Mellon, estão a abraçar a moeda criptográfica. Visa e Venmo estão também a seguir com interesse a tendência da moeda criptográfica. Os investimentos institucionais em Bitcoin alimentaram esta onda de interesse, revitalizando a confiança perdida no criptograma.
Embora haja muita incerteza sobre o futuro desta moeda digital, muitos argumentam que a Bitcoin ainda está no seu auge e irá experimentar um aumento significativo do seu valor nos próximos anos.
O post Os defensores da moeda criptográfica dizem que a volatilidade da Bitcoin pode levar a uma grande fuga apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui