Image Credit: NASA/Bill Ingalls / nasa.gov

Muitas pessoas ainda não acreditam que o homem pisou na lua, tem quem acredite que foi tudo uma farsa. Porém, o homem chegou lá. O dia era 20 de julho, o ano 1969, os astronautas eram Neil Armstrong e Buzz Aldrin, que estavam a bordo do módulo lunar Eagle e a missão Apollo 11. Eles pousaram na superfície da lua, sendo Armstrong o primeiro homem na história a pisar em solo lunar.

Durante uma entrevista à BBC, Howard Hu, alto funcionário da agência espacial norte-americana Nasa, disse que os humanos poderão permanecer na Lua por períodos longos ainda nesta década. 

Ele lidera o programa aeroespacial Orion da agência, disse que habitats serão necessários para servir de base de apoio a missões científicas.

Hu concedeu uma entrevista ao Domingo com Laura Kuenssberg da BBC, durante a conversa, ele mencionou que o lançamento de quarta-feira (16) do foguete Artemis, que transporta a espaçonave Orion, foi um “dia histórico para o voo espacial humano”.

A cápsula Orion está atualmente a cerca de 134 mil quilômetros da Lua.

Leia Também: Covid: SpiN-Tec, vacina 100% brasileira começará a ser testada nesta sexta (25)

Um primeiro passo para o homem voltar à Lua

Após 50 anos a Nasa pretende levar astronautas de volta ao satélite da Terra. A nova missão teve início com o foguete Artemis, de 100 metros de altura, que decolou do Centro Espacial Kennedy — localizado no Cabo Canaveral, na Ilha Merritt, nos EUA. 

Segundo a Nasa, no topo do foguete está a espaçonave Orion que, que não está sendo tripulada nessa primeira missão. No lugar dos astronautas está um “manequim” que registra os impactos do voo no corpo humano.

Antes desse voo de quarta-feira, já haviam ocorrido duas tentativas antes do lançamento, uma em agosto e outra em setembro. No entanto, precisaram ser abortadas na contagem regressiva por motivos técnicos.

Leia Também: BPC/Loas passará por reajustes em 2023. Veja o novo valor

“Uma sensação inacreditável” e “um sonho”, disse Hu ao ver Artemis decolar. E também falou: “É o primeiro passo que estamos dando para a exploração do espaço profundo a longo prazo, não apenas para os Estados Unidos, mas para o mundo”.

“E acho que este é um dia histórico para a Nasa, mas também é um dia histórico para todas as pessoas que amam o voo espacial humano e a exploração do espaço profundo.”

O próximo voo a ser realizado pela Artemis 2 deve acontecer em 2024. Já nessa missão haverá uma tripulação, mas apenas orbitando a Lua. Segundo Hu, somente em 2025, quando for lançado a Artemis 3, haverá um pouso na superfície lunar feito por astronautas. Isso significa, que os astronautas voltariam a pisar na lua novamente pela primeira vez desde a missão Apollo 17, em 1972.

Pesquisa

A razão para voltar à lua é para verificar se há água no polo sul do satélite, disse Hu, que também afirmou que o fato de ter água pode ser um modo de obter combustível para naves que irão mais fundo no espaço — para Marte, por exemplo.

“Vamos enviar pessoas para a superfície [da Lua] e elas vão viver nessa superfície e fazer ciência”, disse Hu.

“Será realmente muito importante para nós aprendermos um pouco além da órbita da nossa Terra e depois dar um grande passo quando formos a Marte”, completou.

O post Os humanos poderão morar na lua, diz Nasa apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui