A herança é um assunto bem delicado, pois pode gerar muitas discussões e conflitos entre os herdeiros, principalmente na hora da divisão de bens do falecido.
Existem algumas situações onde um dos herdeiros acaba ficando com uma parte maior que os outros, porém é muito comum surgir se isso é possível do caso dos filhos do falecido.
No artigo de hoje explicaremos se é possível que um pai doe maior parte de sua herança para um de seus filhos, confira.
O que a lei diz quanto a divisão dos bens?
Conforme a lei é possível que uma pessoa possa doar 50% dos seus bens disponíveis para quem quiser, independente de ser seu filho ou não, e não é necessário nem mesmo justificar isso, segundo o Código Civil, em seu artigo 544.
Entretanto, é preciso atenção, pois quando acontece o falecimento do doador da herança o filho ou herdeiro que recebeu os bens ainda em vida necessita informar no inventário o recebimento do bem sob pena de sonegação.
Aquele que deseja doar a maior parte da herança para um de seus filhos em detrimento de outro necessita deixar isso por escrito, pois caso contrário não terá valor perante a justiça.
Pai pode deixar maior parte da herança para um único filho?
Com base nas informações é possível sim, que o pai deixe maior parte da herança para um de seus filhos, ou para um terceiro caso esse seja o seu desejo.
Contudo, será preciso que essa informação seja deixada por escrito e bem detalhada, se isso não ocorrer, os bens são divididos em partes iguais para os filhos herdeiros.
O post Pai pode doar a maior parte de sua herança para um de seus filhos? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui