A pandemia de Covid-19 gerou um enorme impacto sobre a economia global e, segundo relatório do Banco Mundial, foi responsável pela contração do PIB em 90% dos países em 2020. Apesar disso, a crise também gerou oportunidades de empreendedorismo. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que no Brasil tem o apoio do Sebrae, mostrou que em 2021 foi alta a taxa de empreendedores que abriram suas empresas a partir da identificação de uma oportunidade de negócio. Na média dos 47 países pesquisados, 42,6% dos novos empresários confirmaram que vislumbrar uma nova oportunidade foi a motivação para empreender.

Em primeiro lugar ficou a Índia, com expressivos 77,6% de empresários que começaram um negócio por oportunidade. Em seguida, aparecem Canadá (67,1%), Chile (65,5%), Irlanda (60,5%), Emirados Árabes Unidos (59,9%), Países Baixos (57,4%) e Reino Unido (57,4%). O Brasil ficou na 10ª posição, com 53,5%.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa comprova que mesmo diante de adversidades o brasileiro não perde o espírito empreendedor. “Onde muitas pessoas enxergam riscos e problemas, os empreendedores percebem novos clientes, novas demandas de produtos ou serviços”, comenta.

Fonte: SEBRAE
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