No primeiro dia de integração entre a fintech Linker e a Omie (final de 2021), o CEO e cofundador do banco, David Mourão, se recorda de ter conversado e ouvido os contadores presentes sobre como criar experiências de serviço a partir dos insights desses profissionais.
“Desde o dia 1 nos aproximamos bastante da Omie (controladora do Linker), conversando sobre produto com contadores e trazendo a experiência deles para o desenho de produto. Queríamos eles dentro do banco para nos dizer qual a melhor experiencia de extrato bancário, reconciliação, de categorização e plano de contas”, conta o executivo.
Novas funcionalidades
Mais de oito meses depois do encontro, a interação com os contadores inspirou o Linker a criar vários serviços. Um deles foi a solução Multiusuário, que permite o acesso de usuários com vários perfis de autonomia na conta de uma empresa. Para Mourão, esse é um exemplo interessante de como agregar funcionalidades ouvindo outras pessoas.
“É muito interessante que algumas coisas que parecem super básicas não eram entregues ainda pelos bancos tradicionais e conseguimos trazer isso para dentro do Linker. Por exemplo, a gente tem um perfil para o contador, onde o cliente consegue habilitar o seu profissional contábil dentro da conta, para que ele tenha acesso e faça um monte de coisas”, explica.
Nota fiscal
Para facilitar a vida dos clientes (pequenos e médios empreendedores), o Linker criou três serviços em sua plataforma bancária: emissão de nota fiscal de serviços, planos de assinatura e Open Finance (consolidação de extratos de vários bancos em um só ambiente).
O serviço Emissão de Nota Fiscal de Serviço é pioneiro no Brasil e centraliza as tarefas financeiras em um só ambiente, o que facilita a conciliação e dá agilidade ao contador na hora de configurar as notas. “Somos a primeira conta corrente do Brasil a emitir a nota fiscal de serviço dentro de um banco. Com isso, você fecha o ciclo de cobrança, emissão de nota e reconciliação. Para o contador, é o melhor dos mundos”, comenta Mourão.
Planos de assinatura
Para se adaptar às necessidades de cada empreendedor, o Linker disponibiliza pacotes de serviços que podem ser acessados por assinatura. O básico é o Plano Go, serviço sem mensalidade que oferece envio e recebimento de Pix gratuito, cartões físicos e virtuais sem anuidade. Serviços adicionais podem ser acessados nessa modalidade, com pagamento avulso.
O Plano One foi desenhado para autônomos prestadores de serviços e profissionais liberais que preferem cuidar pessoalmente das finanças do próprio negócio. Além dos serviços do plano Go e cobrança, está incluso o serviço de emissão de Nota Fiscal de Serviço. A mensalidade é de R$ 34,90.
Já o Plano Multi é para pequenas e médias empresas que demandam controle financeiro maior. As ferramentas do pacote são as mesmas do One, acrescidas de cartões adicionais com limite de gastos mensais que podem ser distribuídos para diferentes centros de custo. É nesse plano que está o recurso que permitirá aos assinantes criar diferentes perfis de acesso à conta, com acessos pensados para o Financeiro e Contador. A mensalidade do Multi é de R$ 79,90.
Open Finance
Outra novidade é o recurso de Open Finance, que possibilitará ao usuário acessar e conectar os extratos de contas corporativas de outros bancos, consolidando informações da empresa. Com isso, a plataforma do Linker permite a visualização de todas as contas bancárias.
Para Mourão, as novas vão trazer mais comodidade aos usuários. “O cliente tem acesso ao extrato e fazer a sua exportação em tempo real. Também pode programar uma guia de pagamento de imposto por meio do contador e o cliente só tem que confirmar a operação. Tudo o que montamos é congruente com o propósito da Omie e o nosso, de acelerar as empresas do Brasil através dos contadores”, resume.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui