Com capacidade de gerar soluções escaláveis e sustentáveis para os desafios globais, as startups brasileiras ganham cada vez mais força no mercado europeu. Nas últimas três missões consecutivas ao Web Summit Lisboa (entre 2021 e 2024), lideradas pelo Sebrae, ApexBrasil e parceiros, os pequenos negócios inovadores nacionais movimentaram quase US$ 17,3 milhões (equivalente a R$ 94 milhões) em negócios fechados durante e após os eventos.

Em 2021, a movimentação de recursos foi de US$ 471 mil em negócios, seguida por US$ 1,5 milhão em 2022/2023 e, por fim, em 2024, atingindo US$ 850 mil durante o evento (on-site) e com mais US$ 14,15 milhões projetados para os seis meses seguintes.

Cristina Mieko, Head de Startups do Sebrae Nacional, ressalta que os resultados no Web Summit são fruto de uma atuação estruturada. “Eles demonstram que a combinação de preparação, rede e presença internacional gera negócios concretos e consolida Portugal como ponte estratégica para a União Europeia”, avalia. Em 2024, o Sebrae e a ApexBrasil posicionaram o país entre os cinco maiores ecossistemas de inovação representados no Web Summit Lisboa, ao lado de Reino Unido, Alemanha e EUA.

Foto: Divulgação Sebrae Lisboa

A edição 2025 do Web Summit Lisboa chega ao final nesta quinta-feira (13), com a participação de aproximadamente 380 startups brasileiras, a maior delegação já organizada para o Web Summit. Antes de desembarcarem na capital portuguesa, as empresas participaram de uma trilha de capacitação e qualificação on-line, com conteúdos sobre mercado europeu, investimento, cultura e negócios, softlanding e internacionalização. Também receberam mentorias, master classes e webinars para aprimorar a preparação.

Mieko acrescenta que o ecossistema de inovação brasileiro possui características que o diferenciam no exterior por sua diversidade e continentalidade, e ainda conta com uma das maiores redes de apoio ao empreendedorismo do mundo, coordenada pelo Sebrae e seus parceiros. “Temos polos fortes em tecnologia, agro, energia e impacto social, sendo o ecossistema, reconhecidamente, altamente criativo e adaptável”, avalia a Head de Startups do Sebrae Nacional.

Startups brasileiras participaram de diversas ações na programação do evento | Foto: Divulgação Sebrae Lisboa

Tecnologia brasileira de ponta

A smartBOX – Transporte e Armazenamento Seguros foi uma das empresas que integrou a missão do Web Summit Lisboa em 2024. A startup fechou um negócio de US$ 100 mil durante o evento. Gustavo Braz Carneiro, founder e CEO, analisa que a participação no evento representou um marco estratégico na trajetória da startup, que está há dois anos no mercado.

A partir dessa imersão internacional, ampliamos conexões, consolidamos parcerias e aceleramos o desenvolvimento tecnológico e comercial da nossa solução de monitoramento ativo contra furtos e desvios logísticos.

Gustavo Braz Carneiro, CEO da smartBOX

De acordo com Gustavo, desde o retorno de Lisboa, a empresa evoluiu de forma significativa em diferentes dimensões: tecnológica, institucional e de mercado, com apoio direto e indireto do Sebrae.

A smartBOX nasceu e atua na Amazônia Legal, na região Norte do Brasil, principalmente nos estados de Amazonas e Tocantins. A solução é capaz de monitorar, em tempo real, as condições de cargas transportadas — como temperatura, umidade, rastreamento e possíveis violações. Além de atender ao ramo farmacêutico, a startup atrai a atenção de outros segmentos, como eletroeletrônicos e moda.

O CEO reconhece o Sebrae como principal articulador de inovação na região e ator determinante para conectar startups locais a oportunidades nacionais e internacionais. “Nos últimos dois anos, cada ação promovida pelo Sebrae representou um degrau de crescimento para a smartBOX. O suporte em capacitação, visibilidade e acesso a mercados foi decisivo para que continuássemos na busca por nos tornarmos referência em IoT aplicada à logística sustentável e circular”, complementa.

Recentemente, a empresa integrou a lista TOP 1 mil do Prêmio Sebrae Startups – edição 2024-2025 – e conquistou o 1º lugar na temática Economia Circular do Desafio Nacional de Inovação do Festival Curicaca, em Brasília.

Fonte: SEBRAE
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