O processo de emissão de NFS-e MEI deve ocorrer pelo sistema Emissor Web da Receita Federal.
Desde o ano de 2023, esta plataforma centraliza todo o processo, facilitando etapas na hora da MEI emitir a nota fiscal, assim como ter acesso ao seu histórico NFS-e.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a NFS-e MEI e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
O que é a NFS-e para MEI?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “A Nota Fiscal de Serviço eletrônica é um documento digital, oficialmente emitido via sistema da Receita Federal. Bem como, tem por objetivo registrar, documentar e contabilizar as atividades econômicas exercidas pelo Microempreendedor Individual (MEI).
Este documento, a saber, registra os valores, a incidência de tributos, a atividade econômica exercida, e as pontas deste vínculo: a empresa que prestou o serviço e, na outra ponta, aquela que comprou.
Por isso, a NFS-e MEI também comprova as atividades realizadas, dando maior segurança operacional às empresas. Se bem que, além do MEI, outras empresas também devem emitir Notas Fiscais de natureza variada.”
Como fazer o primeiro acesso à NFS-e MEI?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”A fim de fazer o primeiro acesso a NFS-e MEI de forma simples, siga:
- Acesse o Portal Nacional da NFS-e: Entre no site oficial do Portal Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.
- Clique em “Fazer Primeiro Acesso”: Essa opção é para quem ainda não tem cadastro no sistema.
- Preencha seus dados básicos:
- Insira o CNPJ do MEI, seu CPF e a data de nascimento.
- Clique em “Avançar”.
- Informe seu Título de Eleitor ou Recibo de IR:
- Se você não tiver o número do recibo do Imposto de Renda, pode pegar no portal e-CAC da Receita Federal.
- Cadastre seu e-mail e crie uma senha:
- Insira um e-mail válido (pessoal ou da empresa).
- Crie uma senha seguindo as orientações do site.
- Valide o código de segurança:
- Você receberá um código no e-mail cadastrado.
- Insira esse código no site para concluir o cadastro.”
- Erros comuns na emissão da NFS-e para MEI
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”A gestão fiscal, contábil e financeira de qualquer empresa demanda uma atenção próxima a todas as movimentações e atividades. Ou seja, isso garante a devida segurança operacional, saúde financeira e longevidade da empresa.
Nesse sentido, para os MEIs, a emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica pode estar acompanhada de alguns erros comuns e de simples correção. Estes abarcam desde as informações preenchidas, até o sistema de arquivamento e controle contábil das notas emitidas.”
Quer ajuda para a NFS-e para MEI?
Teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no Instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo “NFS-e MEI: guia completo de como emitir atualizado 2025”. Disponível em: https://blog.esimplesauditoria.com.br/nfse-mei/. Por Leonel Monteiro em 14/02/2025.
O post Passo a Passo Atualizado: Como Emitir sua NFS-e MEI sem Complicação! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil