Entre as diversas metodologias de vendas que existem no mercado, uma das mais tradicionais e que, ainda hoje, traz resultados é a venda realizada porta a porta.
O amadurecimento do setor comercial fez surgirem muitas metodologias para garantir a venda de um produto ou serviço. Contudo, mesmo com essas novas inovações, a venda porta a porta é um bom processo para determinados segmentos de mercado. Ainda, é estratégico combinar diferentes tipos de vendas e abordagens para alavancar um só negócio.
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Venda porta a porta traz resultados?
Esse método é eficaz, não à toa existe há tanto tempo. Além de já ter comprovado ser eficaz para vendas de diversos segmentos, esse tipo de venda direta traz insights valiosos para o vendedor. Somente nesse formato o profissional:
- Acessa os leads diretamente;
- Consegue entender as dores e as dificuldades dos leads, devido ao contato direto;
- Pode sanar dúvidas facilmente;
- Tem maior poder de convencimento, devido ao contato altamente personalizado;
- Pode adotar diferentes abordagens durante a venda;
- Faz demonstrações e apresentações completas do produto/serviço.
Todas essas vantagens são importantes para o resultado do processo. Mesmo que não haja a realização da venda em si, o recolhimento de informações do lead e o awareness branding (consciência de marca) são feitos, o que ajuda na estratégia da empresa futuramente.
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Como lucrar com o método?
Como todo método de venda, o de porta a porta exige estratégia, consistência e objetividade. É sempre necessário incluir esse processo dentro de um contexto, com objetivo, métricas definidas, etapas e passo a passo para seguir. No setor comercial, a consistência é palavra de ordem, não será em uma semana que todos os resultados virão.
A seguir, veja estratégias para utilizar em suas vendas diretas.
1- Defina o que vender
Antes de tudo, é preciso definir qual produto ou serviço vender. Pense na logística que esse item demanda, pois você deve carregar um ou mais exemplares, seja para já entregá-lo ao cliente, seja para fazer demonstrações.
2- Saiba qual é o seu público
Qual o público-alvo do seu produto? Qual o perfil ideal do cliente que vai se interessar pelo item? E, acima de tudo, onde moram as pessoas que se enquadram em tal perfil?
Definir classe social, perfil demográfico, hábitos de consumo e preferências é importante para entender quem são e onde moram seus leads.
3- Estude abordagens
Além de ser um especialista no seu produto, é importante conhecer muito bem o mercado em que você atua e como se comporta o público e os concorrentes diretos e indiretos. Só assim você conseguirá entender quais devem ser os pontos-chave a trabalhar na abordagem com o lead. Nessa etapa, analise o discurso ideal, as possíveis dúvidas das pessoas, os argumentos a utilizar e mais.
4- Utilize a tecnologia a seu favor
Não é porque o método porta a porta é mais antigo que ele dispensa facilitações tecnológicas. Aproveite as redes sociais e o site do seu negócio, utilize um SMS API para se comunicar de forma personalizada com os clientes depois da compra e apresente seu produto através de dispositivos, como notebook ou mesmo smartphone, por exemplo.
5- Passe segurança e credibilidade
Devido a ser um contato muito pessoal, é importante demonstrar segurança e credibilidade para seus clientes. Para isso, tenha uma boa presença digital, faça uma abordagem sucinta e dê argumentos de que seu negócio é sério, idôneo e confiável.
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Fonte: Jornal Contábil
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