Imagem: Reuters / Jennifer Lorenzini / Direitos Reservados / Agência Brasil

Nesta segunda-feira (21), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda do Paxlovid em farmácias do país, o medicamento é utilizado no tratamento da covid-19.

Tal decisão autoriza o fornecimento do medicamento para o mercado privado, com a rotulagem e bula em português de Portugal e em espanhol. De acordo com a agência, o medicamento poderá ser fornecido tanto para farmácias como para hospitais particulares do país.

Leia Também: Nova onda de Covid-19: Saiba mais sobre as novas variantes

Paxlovid

Em março de 2022, o Paxlovid teve seu uso emergencial aprovado, no tratamento da covid-19. O medicamento foi desenvolvido pela farmacêutica Pfizer.

O Paxlovid é composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir embalados juntos, que também devem ser administrados juntos. A posologia recomendada é de 300 mg de nirmatrelvir (dois comprimidos de 150 mg) com 100 mg de ritonavir (um comprimido de 100 mg), todos tomados juntos por via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias.

O medicamento deve ser administrado assim que possível, após o resultado positivo do teste diagnóstico para o Sars-CoV-2 e avaliação médica, e no prazo de cinco dias após o início dos sintomas.

O medicamento tem o objetivo de promover a inibição da protease (responsável pelo amadurecimento do vírus) do novo coronavírus, que foi batizada de SARS-CoV-2- 3CL, impedindo que ele complete seu ciclo de vida. Sua ação principal é evitar a piora nas condições de saúde das pessoas infectadas.

Leia Também: Covid-19: Avanço da ômicron faz casos triplicarem no Brasil em uma semana

Como será a venda?

De acordo com a agência, o medicamento poderá ser fornecido tanto para farmácias como para hospitais particulares do país, o a venda em farmácias deve ser feita sob prescrição médica, com dispensação e orientação pelo farmacêutico ao paciente sobre o uso correto do medicamento.

A autorização prevê, ainda, que o fabricante deve manter e priorizar o abastecimento para o programa do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda não se tem informação de qual será o valor do medicamento.

Segundo a orientação da Anvisa, o remédio deverá ser utilizado somente por adultos e é indicado para o tratamento da Covid naquelas pessoas que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid grave.

A agência para frisa que para o tratamento ser efetivo, os dois comprimidos devem ser tomados juntos por via oral, duas vezes ao dia, durante 5 dias.

Leia Também: Brasil registra 4 mil novos casos e 47 mortes causadas pela covid-19

Aprovação

A Anvisa afirma que a aprovação levou em consideração a venda ao mercado privado do medicamento em outros países, como Estados Unidos e Canadá.

A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país.

Meiruze Freitas diretora da Anvisa, afirma que o diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves.

Freitas ainda fez um alerta com relação as vacinas, lembrando que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a covid-19, as hospitalizações e os óbitos.

O post Paxlovid: Medicamento para tratar covid em casa será vendido em farmácias apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui