O Sebrae chega à COP30, em Belém, com presença integrada que traduz o papel dos pequenos negócios, responsáveis por cerca de 95% dos CNPJs brasileiros, na construção de um futuro sustentável. A instituição integra o maior evento sobre mudanças climáticas do planeta com experiências que unem cultura, inovação, biodiversidade e propósito.

Com o mote “onde tem pequenos negócios, tem futuro”, o Sebrae convida o público a vivenciar a diversidade e a criatividade que movem o empreendedor brasileiro. Esse conceito ganha forma no espaço imersivo da instituição, na Green Zone, de 400 m² inspirado na Amazônia e na pluralidade do país, adaptando-se aos temas diários da COP30 no conteúdo e também nas luzes, cores e formas.

A presença dos pequenos negócios ligados à bioeconomia é marcante em cada canto do espaço. Eles protagonizam histórias reais que serão exibidas no PedaCine do Brasil, um cinema imersivo para mostrar ao mundo a potência silenciosa de comunidades que já compreenderam que a floresta vale mais de pé. Ainda no espaço Sebrae da Green Zone, haverá exposição de produtos de empreendedores de pequeno porte que atuam na bioeconomia.

Foto: Divulgação

Além de vitrine viva de inovação e cultura, o estande será um espaço de diálogo e networking, com sala de reuniões, loja e auditório, conectando lideranças, investidores e empreendedores. Ele ficará aberto de 10 a 21 de novembro, das 9h às 21h, com previsão para receber 10 mil visitantes ao longo do período.

O espaço combina arquitetura e curadoria com a narrativa dos pequenos negócios como agentes da transição sustentável. A ambientação, com elementos artesanais regionais e paleta cromática que evoca a terra e a cultura amazônica, simboliza a capacidade de inovação e pertencimento.

A programação na Green Zone combina conteúdo, cultura e sensorialidade:

  • PedaCine do Brasil, com exibição de documentários e webséries sobre turismo e regionalismo;
  • Performances do Balé Folclórico da Amazônia, conectando arte e identidade;
  • Oficina de letras vernaculares, inspirada nas pinturas típicas dos barcos amazônicos;
  • Oficina de pintura corporal indígena, conduzida por Thais Kokama, da etnia Kokama;
  • Experiências de beleza e relaxamento, com produtos da bioindústria amazônica;
  • Degustações e harmonizações com ingredientes regionais;
  • Quiz interativo e materiais promocionais produzidos por empreendedores apoiados pelo Sebrae.
Foto: Divulgação

​​Outros espaços Sebrae na COP30

A presença do Sebrae se estende por diferentes partes de Belém. Na En-Zone, área da instituição com a temática do empreendedorismo, fora dos limites oficiais da COP30, o Sebrae terá espaços sobre inovação e cultura empreendedora. Já na AgriZone, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, a instituição apresenta soluções voltadas à agricultura sustentável, à segurança alimentar e à adaptação às mudanças do clima.

Debates, experiências e ações urbanas

No período da COP30, o Sebrae vai integrar painéis, fóruns e eventos paralelos, ampliando a participação dos pequenos negócios nas discussões sobre inovação, bioeconomia e finanças verdes. A atuação da instituição extrapola os limites da conferência: em Belém, o Sebrae promove ações de visibilidade urbana e programação cultural, além de oferecer experiências na Rota do Combu, em parceria com empreendedores da ilha, destacando produtos da floresta, gastronomia regional e turismo de base comunitária.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui