Imagem por @vladibulgakov / freepik

Em um futuro não muito distante você poderá pegar seu carro para trabalhar ou viajar e, ao passar por uma ou mais rodovias, pague o pedágio referente somente aos trechos percorridos. Você pode estar se indagando: Mas isso é impossível!!! Pois acredite que não é. 

Segundo um comunicado à imprensa, a primeira fase vai realizar testes de performance do equipamento para fazer a identificação do tamanho, categorias e quantidades de eixos dos veículos que transitam pelo trecho. Por ora, a cobrança aos motoristas segue sendo realizada na praça de pedágio.

Já está em fase de testes e tem até um nome em inglês: free flow. Em uma tradução livre para o português seria “fluxo livre” e está tendo um projeto-piloto na Rodovia Ayrton Senna, em São Paulo, em parceria com a Concessionária Ecopistas.

Como funciona o sistema de free flow?

O equipamento é instalado no pórtico da rodovia. Trata-se de um sistema que reúne câmeras especiais, sensores e antenas para identificar os automóveis que vão transitar pela estrada mesmo em condições climáticas não favoráveis.

A identificação é realizada através das câmeras. Ao passar pelo pórtico, os sensores fotográficos vão utilizar a tecnologia de reconhecimento de imagem (OCR) para fazer a leitura das placas dos carros, motos e afins. Em seguida, um scanner a laser será responsável por dimensionar e verificar a categoria dos veículos em tempo real.

O processo fica completo com o reconhecimento das tags através das antenas. Em seguida, todos os dados, incluindo as imagens capturadas pelas câmeras da rodovia, são reunidos e processados em um sistema central. A tarifa será calculada após toda essa avaliação “de acordo com a distância percorrida” pelo usuário na via.

As expectativas são grandes. A ideia é que o projeto do Governo de São Paulo e da concessionária Ecopistas ofereçam mais fluidez no trânsito e mais segurança viária aos usuários das rodovias com o free flow. 

Quem sabe, funcionando bem este tipo de tecnologia, não teremos em todo o país este tipo de sistema? Seria um adiantamento no tempo de viagem e eliminaria muito os engarrafamentos em feriados prolongados, por exemplo.

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Fonte: Jornal Contábil
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