A Teoria das Janelas Quebradas mostra que pequenas falhas ignoradas tendem a gerar problemas maiores ao longo do tempo.
Na contabilidade, aplicar essa visão ajuda a manter a disciplina nos processos, tornando o negócio mais eficiente e lucrativo.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a Teoria das Janelas Quebradas na Contabilidade e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
- O que é e como surgiu a teoria das janelas quebradas?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Essa teoria surgiu em 1982, em um estudo social dos criminologistas James Q. Wilson e George K. ambos da Universidade de Stanford (USA).
A revista Atlantic Monthly, no artigo “Broken Windows” a publicou e teve como referência um experimento de 1969, pelo Prof. Phillip Z.
Deixaram dois carros iguais na rua. Um deles em um bairro pobre e conflituoso de Nova York e o outro em um bairro rico e tranquilo da Califórnia. Então, vandalizaram o carro da região pobre em poucas horas e o outro não.
Logo depois, os pesquisadores quebraram uma das janelas do automóvel que se manteve perfeito, e algum tempo depois, parado na mesma região rica, ele também foi vandalizado.”
- Qual a relação dessa teoria com as rotinas corporativas?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Portanto, hoje ela também se aplica nas rotinas corporativas. Em resumo, a experiência mostra que o vidro quebrado do carro passa a ideia de descuido, desordem e impunidade.
Ou seja, causa atitudes negativas visto que, parece não ter regras de convivência.
Do mesmo modo, acontece no ambiente de trabalho. Pois, um local descuidado e desorganizado, passa a imagem de falta de interesse e desordem para os colaboradores. Como identificar as janelas quebradas em seu negócio?
Certamente, a qualidade do ambiente em que vivemos afeta nossa ação. Por isso, no espaço empresarial, onde as pessoas passam a maior parte do seu dia, é fácil identificar as janelas quebradas.
Em um escritório contábil, alguns exemplos são:
- Serviço acumulado;
- Ser visto como um alto custo para os clientes;
- Não inovar nos serviços
- Luzes acesas em salas vazias;
- Equipamentos ligados, sem uso;
- Papéis jogados no chão, etc.
De certa maneira, esses pontos podem até parecer sem importância. Porém, se eles existem em diversos espaços e setores, qual imagem sua empresa está passando?”
- Quais os sinais de “desordem” na contabilidade, poderiam indicar problemas futuros?
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria:
- “Erros frequentes: Muitos erros nas entradas de dados podem mostrar falta de cuidado ou atenção.
- Registros incompletos: Informações ausentes ou incompletas podem indicar desorganização.
- Inconsistências: Diferenças entre registros diferentes, como balanços e extratos bancários, podem sinalizar problemas.
- Atrasos na atualização: Registros que não são atualizados regularmente podem mostrar falta de controle.
- Falta de documentação: Ausência de comprovantes e recibos pode dificultar a verificação das transações.
- Entradas incomuns: Transações que parecem fora do comum ou não são explicadas adequadamente podem ser um sinal de alerta.
- Controles internos fracos: Falta de processos claros para revisar e verificar os registros pode levar a erros e fraudes.”
Como aplicar essa teoria serve para auxiliar o crescimento do seu negócio?
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Obrigado pela leitura!Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo: “Teoria das Janelas Quebradas na Contabilidade: Impulsionando seu Negócio”. Disponível em: https://blog.esimplesauditoria.com.br/como-a-teoria-das-janelas-quebradas-pode-auxiliar-no-seu-negocio/. Por Leonel Monteiro em 28/06/2024
O post Pequenos erros contábeis podem virar grandes prejuízos — descubra como evitar que sua empresa entre em colapso silencioso apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil