O carnaval é motivo de festa para o turismo brasileiro e uma oportunidade especial de negócios para as pequenas empresas desse segmento. Um levantamento da Embratur aponta que cerca de 287 mil turistas estrangeiros vão chegar ao Brasil neste período de festas. Isso representa um aumento de 6% em relação a 2024, quando 228.870 turistas vieram ao Brasil.

Cerca de 148 mil turistas internacionais chegarão nos aeroportos brasileiros entre 24 de fevereiro e 8 de março, um crescimento de 12,4% em relação ao carnaval de 2024. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, essa é mais uma prova do fortalecimento do setor turístico.

Hoje no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. O empreendedorismo é essencial para a criação de oportunidades no país. Somente o Brasil possui seis biomas, somos ricos culturalmente e precisamos mostrar isso ao mundo. Como uma das maiores manifestações culturais do mundo, o Carnaval precisa ser celebrado pelos seus valores históricos e por ampliar a geração de renda.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Recorde em janeiro

Em janeiro de 2025, cerca de 1,48 milhão de estrangeiros visitaram o país. As informações são do Ministério do Turismo, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Polícia Federal.

Outro dado de destaque é que os visitantes de outros países gastaram US$ 7,341 bilhões no Brasil durante o ano passado. Esse valor é o maior em 15 anos, superando até o ano de 2014, quando o Brasil sediou Copa do Mundo, segundo levantamento do Banco Central.

O Sebrae faz parte dessa rede de incentivo ao turismo. A entidade desenvolve o programa Agentes de Roteiro Turístico (ART), que possibilitou a participação de 152 roteiros em encontros de negócios realizados em eventos de alcance nacional. O ART atendeu mais de 18,2 mil pequenos negócios em cerca de 700 municípios, com a promoção de 283 roteiros em 176 regiões e a oferta de 426 produtos turísticos.

Foto: Embratur.

Brasil na Vitrine

No mercado internacional, o Sebrae realiza, em parceria com a Embratur, o projeto Vitrine Visit Brasil. A ação tem como objetivo promover 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil, atraindo turistas estrangeiros para colecionarem momentos únicos pelos quatro cantos do país.

Enquanto a Embratur atua para mostrar o potencial dos destinos brasileiros, o Sebrae prepara as micro e pequenas empresas (MPE) para proporcionar a melhor imersão aos turistas estrangeiros. O projeto possibilita o acesso dos pequenos negócios ao mercado internacional por meio da participação em feiras no exterior e com a promoção de famtours e press trips.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui