Na manhã desta terça-feira (15), a WTM Latin America foi palco de uma rodada de negócios vibrante e cheia de significado para o turismo brasileiro. A ação reuniu operadores de turismo de cinco continentes e empreendedores responsáveis por roteiros selecionados para o Feel Brasil, projeto desenvolvido entre Sebrae e Embratur, que promove experiências autênticas do Brasil no mercado internacional.

Para Ana Clévia Guerreiro, coordenadora da unidade de Competitividade no segmento de Turismo do Sebrae, o momento simboliza um marco na profissionalização e internacionalização do turismo brasileiro por meio de produtos de experiências. “O que estamos construindo é um reconhecimento do Brasil como destino que oferece serviços de excelência. O aumento do número de turistas não é por acaso: há muito trabalho técnico e comprometimento por trás”, destacou.

Estamos colocando nossos corações nesse projeto, com o envolvimento das 27 unidades da federação.

Ana Clévia Guerreiro, coordenadora da unidade de Competitividade no segmento de Turismo do Sebrae.

Entre os participantes, Katia Braga, da Amazon Explorers, destacou a organização e o foco da rodada. “Essa rodada foi extremamente organizada. Os buyers (indivíduos ou organizações que compram produtos e serviços turísticos) já sabiam sobre nosso perfil e estavam interessados de verdade, sobretudo argentinos e uruguaios. Já participei de outras rodadas e nunca vi uma tão bem direcionada. Foi além da troca de cartões”.

Outra barreira superada pelos empreendedores foi a da língua. Para falar com as operadoras internacionais, eles foram incentivados a preparar o discurso de cinco minutos em inglês e espanhol. “Pelo fato de eu já falar inglês e espanhol, foi muito mais fácil. No entanto, Sebrae e Embratur nos preparam para pesquisar o perfil da operadora. Então, quando eu fui falar com eles, já sabia que trabalham com natureza e com o Brasil (como destino) e utilizei as palavras-chave que conectariam meu negócio com cada operadora”, contou Kátia.

Rodada de negócios na WTM Latin America. Foto: Túlio Vidal.

Tatiana Paixão, da Casa de Paixão Caraíva, também comemorou os resultados. “Essas rodadas estão sendo as melhores pra mim dos últimos tempos. O Sebrae nos prepara, e a Embratur nos coloca na prateleira internacional. Estou muito feliz de rever contatos da Argentina e fortalecer nossa representatividade como pequenos empreendedores”, contou. Sobre a experiência que encantou os operadores internacionais, trata-se de uma vivência na reserva indígena do Porto do Boi, do povo Pataxó, em Porto Seguro (BA). “Lá, quem conta a chegada dos portugueses são os verdadeiros protagonistas dessa história, o povo indígena”, enfatiza.

A palavra-chave mais importante para Rodrigo Stubb, do Guia Manezinho, de Santa Catarina, foi “arte urbana”. “Conversei com uma agente inglesa e quando eu falei arte urbana, ela disse ‘uau!, eu faço um circuito na Inglaterra, é um assunto que muito me interessa’. Então, às vezes (o que chama a atenção) é o tema, às vezes é a maneira como a gente se apresenta. Contar historias, não interessa em que língua, é muito importante para a gente”, diz o guia Manezinho que apresenta Florianópolis com muitas histórias e conexões.

Já Wilson Castro, da Iguana Turismo, ressaltou a importância de apresentar a Amazônia como uma experiência transformadora. “Nossa vivência nas Anavilhanas (arquipélago no leito do Rio Negro) é exclusiva e inclusiva. Mostramos comunidades que vivem do turismo sustentável e entendem que a floresta em pé vale muito mais. Falamos com operadoras da Índia, México e Europa, e foi ótimo ver o interesse deles, sobretudo dos indianos”, disse.

Esse canal criado pela Embratur e Sebrae é fundamental para que possamos mostrar nossas experiências para o mundo.

Wilson Castro, empreendedor.

A Travessia Ecoturismo, da Chapada dos Veadeiros, também brilhou na rodada com sua visita à Cachoeira Santa Bárbara e à comunidade quilombola Kalunga. “Conversei com compradores da Ásia, Europa e Estados Unidos. Houve muito interesse na experiência de interação com a comunidade, nas apresentações culturais e na Rota de Bem-Estar que estamos desenvolvendo com apoio do Sebrae”, contou Mara Messerschmidt.

Para Priscilla Vilarinho, coordenadora de turismo do Sebrae Goiás, a participação da Travessia simboliza o amadurecimento das pequenas empresas do setor. “É como ver um filho crescer. Agora essa empresa alcançou um patamar de excelência para o mercado internacional. Os cinco minutos de cada rodada são os mais preciosos, é onde se constrói faturamento aliado à sustentabilidade”.

A rodada de negócios do Feel Brasil reafirmou o papel do Sebrae e da Embratur como catalisadores do turismo brasileiro de experiência brasileiro. A ideia é que as experiências apresentadas possam ser vendidas diretamente no exterior e que isso fortaleça o turismo estrangeiro em território nacional. Pequenos Negócios do turismo brasileiro se conectam ao mercado internacional.

Fonte: SEBRAE
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