Na manhã desta terça-feira (15), a WTM Latin America foi palco de uma rodada de negócios vibrante e cheia de significado para o turismo brasileiro. A ação reuniu operadores de turismo de cinco continentes e empreendedores responsáveis por roteiros selecionados para o Feel Brasil, projeto desenvolvido entre Sebrae e Embratur, que promove experiências autênticas do Brasil no mercado internacional.
Para Ana Clévia Guerreiro, coordenadora da unidade de Competitividade no segmento de Turismo do Sebrae, o momento simboliza um marco na profissionalização e internacionalização do turismo brasileiro por meio de produtos de experiências. “O que estamos construindo é um reconhecimento do Brasil como destino que oferece serviços de excelência. O aumento do número de turistas não é por acaso: há muito trabalho técnico e comprometimento por trás”, destacou.
Estamos colocando nossos corações nesse projeto, com o envolvimento das 27 unidades da federação.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora da unidade de Competitividade no segmento de Turismo do Sebrae.
Entre os participantes, Katia Braga, da Amazon Explorers, destacou a organização e o foco da rodada. “Essa rodada foi extremamente organizada. Os buyers (indivíduos ou organizações que compram produtos e serviços turísticos) já sabiam sobre nosso perfil e estavam interessados de verdade, sobretudo argentinos e uruguaios. Já participei de outras rodadas e nunca vi uma tão bem direcionada. Foi além da troca de cartões”.
Outra barreira superada pelos empreendedores foi a da língua. Para falar com as operadoras internacionais, eles foram incentivados a preparar o discurso de cinco minutos em inglês e espanhol. “Pelo fato de eu já falar inglês e espanhol, foi muito mais fácil. No entanto, Sebrae e Embratur nos preparam para pesquisar o perfil da operadora. Então, quando eu fui falar com eles, já sabia que trabalham com natureza e com o Brasil (como destino) e utilizei as palavras-chave que conectariam meu negócio com cada operadora”, contou Kátia.

Tatiana Paixão, da Casa de Paixão Caraíva, também comemorou os resultados. “Essas rodadas estão sendo as melhores pra mim dos últimos tempos. O Sebrae nos prepara, e a Embratur nos coloca na prateleira internacional. Estou muito feliz de rever contatos da Argentina e fortalecer nossa representatividade como pequenos empreendedores”, contou. Sobre a experiência que encantou os operadores internacionais, trata-se de uma vivência na reserva indígena do Porto do Boi, do povo Pataxó, em Porto Seguro (BA). “Lá, quem conta a chegada dos portugueses são os verdadeiros protagonistas dessa história, o povo indígena”, enfatiza.
A palavra-chave mais importante para Rodrigo Stubb, do Guia Manezinho, de Santa Catarina, foi “arte urbana”. “Conversei com uma agente inglesa e quando eu falei arte urbana, ela disse ‘uau!, eu faço um circuito na Inglaterra, é um assunto que muito me interessa’. Então, às vezes (o que chama a atenção) é o tema, às vezes é a maneira como a gente se apresenta. Contar historias, não interessa em que língua, é muito importante para a gente”, diz o guia Manezinho que apresenta Florianópolis com muitas histórias e conexões.
Já Wilson Castro, da Iguana Turismo, ressaltou a importância de apresentar a Amazônia como uma experiência transformadora. “Nossa vivência nas Anavilhanas (arquipélago no leito do Rio Negro) é exclusiva e inclusiva. Mostramos comunidades que vivem do turismo sustentável e entendem que a floresta em pé vale muito mais. Falamos com operadoras da Índia, México e Europa, e foi ótimo ver o interesse deles, sobretudo dos indianos”, disse.
Esse canal criado pela Embratur e Sebrae é fundamental para que possamos mostrar nossas experiências para o mundo.
Wilson Castro, empreendedor.
A Travessia Ecoturismo, da Chapada dos Veadeiros, também brilhou na rodada com sua visita à Cachoeira Santa Bárbara e à comunidade quilombola Kalunga. “Conversei com compradores da Ásia, Europa e Estados Unidos. Houve muito interesse na experiência de interação com a comunidade, nas apresentações culturais e na Rota de Bem-Estar que estamos desenvolvendo com apoio do Sebrae”, contou Mara Messerschmidt.
Para Priscilla Vilarinho, coordenadora de turismo do Sebrae Goiás, a participação da Travessia simboliza o amadurecimento das pequenas empresas do setor. “É como ver um filho crescer. Agora essa empresa alcançou um patamar de excelência para o mercado internacional. Os cinco minutos de cada rodada são os mais preciosos, é onde se constrói faturamento aliado à sustentabilidade”.
A rodada de negócios do Feel Brasil reafirmou o papel do Sebrae e da Embratur como catalisadores do turismo brasileiro de experiência brasileiro. A ideia é que as experiências apresentadas possam ser vendidas diretamente no exterior e que isso fortaleça o turismo estrangeiro em território nacional. Pequenos Negócios do turismo brasileiro se conectam ao mercado internacional.
Fonte: SEBRAE
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