O Sebrae e a Embratur promoveram no primeiro dia da 52ª feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Expo 2025), no Rio de Janeiro, uma agenda de rodadas de negócios que conectou 50 fornecedores de experiências e DMCs (Destination Management Companies) do Brasil com operadores de turismo de 15 países. O objetivo da ação foi impulsionar a comercialização internacional do turismo brasileiro por meio da geração de negócios e, consequentemente, fortalecer a imagem do país como um destino competitivo, sustentável e de alta qualidade.

Durante as rodadas, foi apresentada a grande diversidade de produtos e experiências proporcionadas pelo Brasil aos turistas estrangeiros. Os encontros atenderam segmentos de grande potencial, como afroturismo, luxo e multiprodutos, reunindo compradores internacionais do programa ABAV Buyers Club com uma curadoria de empresas brasileiras, com destaque para o programa Feel Brasil, que valoriza experiências autênticas e de base comunitária.

De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, a participação na ABAV contribui para mostrar que “a sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não têm mais volta. O Sebrae trabalha esses conceitos nos pequenos negócios, pois, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo; desse total, 97,4% são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. A nossa parceria com a Embratur busca ampliar as oportunidades para que o segmento possa continuar gerando mais emprego e inclusão”, afirma Décio Lima.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da ação para a estratégia da Agência. “O Brasil é muito mais do que o mundo já conhece. Nosso objetivo com ações como esta é apresentar a diversidade de um Brasil profundo, plural e sustentável para os maiores operadores do mundo. Estamos conectando a Amazônia, o Pantanal, nossas rotas de afroturismo e experiências de luxo autênticas com quem vende o Brasil lá fora. Ao fortalecer os pequenos e médios empresários do turismo, fortalecemos toda a economia e mostramos a verdadeira potência do nosso país”, afirmou Freixo.

“Pensar no ABAV Buyers Club é pensar em um dos pilares da internacionalização de nosso setor. Nossa proposta é conectar o Brasil e o mundo a partir de negócios e profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável do turismo”, declarou Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.

Rodada de Negócios

As rodadas de negócios são eventos estruturados para facilitar a criação de parcerias e a geração de vendas de forma rápida e eficiente. De um lado, participam empresas vendedoras, com produtos ou serviços para oferecer e, do outro, as empresas com interesse em adquirir esses produtos. Em um formato dinâmico, isso permite que cada vendedor apresente sua proposta a diversos potenciais clientes em um mesmo local, otimizando o tempo e os recursos de todos os envolvidos para acelerar a prospecção de novos negócios e o fechamento de contratos.

Expedição Amazônia Shanenawa:  vivência de 8 dias em aldeia indígena no coração da Floresta Amazônica

Feel Brasil

A rica diversidade do programa Feel Brasil foi apresentada através de 20 experiências que representam o vasto território nacional. A seleção incluiu desde a observação de aves da Choca-do-acre e o turismo de observação de peixes-boi-marinhos, até a famosa expedição Jaguar Express no Pantanal e a espetacular revoada dos Guarás na Rota das Emoções.

O portfólio de aventura contou com roteiros de cicloturismo na Bahia, a desafiadora Trilha do Rio do Boi nos cânions do Sul, uma expedição pelo Jalapão, a subida ao Monte Roraima e Pico da Neblina, um circuito pelas cachoeiras secretas do Parque da Tijuca e uma experiência de natureza em Foz do Iguaçu.

As vivências culturais foram representadas por uma imersão na Aldeia Shanenawa, na Amazônia, uma jornada de bem-estar na Chapada dos Veadeiros, a exploração dos encantos do Pontal da Barra, da pesca ao artesanato, e a descoberta da tradição da cerâmica em Icoaraci, do barro ao torno. Completaram a seleção experiências icônicas como o inesquecível amanhecer no Parque Bondinho Pão de Açúcar e um tour gastronômico focado em queijo, cachaça e café, além de diversos passeios náuticos e de caiaque.

O Feel Brasil é uma plataforma criada pela Embratur em parceria com o Sebrae para divulgar e promover experiências turísticas autênticas em todo o país para o mercado internacional, destacando a riqueza cultural, a diversidade de paisagens e o contato direto com a natureza e comunidades locais.

Turismo de Luxo

Para atender à crescente demanda por viagens exclusivas e personalizadas, foi realizado um Encontro de Relacionamento focado no segmento de luxo. Dez fornecedores de experiências de alto padrão do programa Feel Brasil apresentaram seus produtos em um formato de “pitch” para 15 das principais DMCs de luxo do país.

Entre as propostas estavam um roteiro náutico exclusivo em Anavilhanas, uma imersão na cultura do café gourmet em fazendas especializadas, uma experiência étnica na reserva indígena Porto do Boi, em Caraíva, e um cruzeiro fluvial de luxo pelo Pantanal.

O portfólio também incluiu uma vivência na Rota do Combu (PA), um roteiro de turismo de aventura em Fernando de Noronha, uma experiência de observação de aves raras em Curitiba, uma experiência gastronômica solidária em um projeto social de renome, um roteiro de charme na comunidade da Prainha do Canto Verde (CE), e um tour de arte urbana e gastronomia no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

O empreendedor Boá está ampliando seus investimentos no Combu

Buyers

Participam da rodada de negócios operadores internacionais dos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Itália, França, Alemanha, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, México e Uruguai.

ABAV

A ABAV constitui uma entidade representativa do turismo brasileiro cuja credibilidade e força, junto à cadeia produtiva do setor, resultam de atividades intensas – empreendidas em mais de 65 anos de atuação.

Com a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a ABAV passou a integrar o Conselho Nacional de Turismo, renovando sua condição de polo catalisador dos diferentes segmentos e nichos de mercado.

Realizada anualmente, a ABAV Expo reúne os principais players do setor e promove a conexão com o principal canal de distribuição do Turismo brasileiro: os agentes de viagens. Inúmeras possibilidades de negócios, fortalecimento de marca e de destino, capacitações e vitrine para lançamentos e novidades.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui