A conta de luz mais cara tem pesado no bolso de todos os brasileiros. Mas, para quem tem um empreendimento, o gasto com energia é ainda mais preocupante. Segundo a 14ª Pesquisa Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, o aumento de custos fixos – que incluem ainda insumos e combustível – passou a ser uma das grandes dificuldades para os empresários. Ainda assim, muitos empreendedores estão conseguindo virar a página ao buscar soluções mais econômicas, como a geração própria de energia.
O mercado em alta e mais acessível também tem beneficiado pequenos negócios que trabalham com a instalação de painéis solares. É o caso da RR Energia Solar Fotovoltaica, liderada pelo empresário Ronaldo de Souza Ramos, e que atua na região do município de Caieiras e da grande São Paulo há um ano. A empresa trabalha com a instalação de equipamentos para energia solar fotovoltaica. Segundo o proprietário, a procura por esse tipo de serviço só aumenta e falta até mesmo mão-de-obra especializada para a demanda crescente.
“A minha agenda é lotada. Se um cliente fecha uma compra hoje, por exemplo, eu só consigo marcar a instalação em 20 ou 25 dias”, explica. Para ele, o segmento aquecido só mostra que a geração de energia própria é um caminho sem volta. Apesar de 90% da clientela ainda ser residencial, no ramo empresarial, Ronaldo Ramos conta que a maioria dos pedidos são de pequenos comércios, como cabeleireiro, açougue e padaria, além de alguns escritórios de contabilidade.
O relato do empresário coincide com os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que mostram que os pequenos negócios dos setores de comércio e serviços respondem por 12,5% dos mais de 1 milhão de sistemas solares instalados nos telhados brasileiros. Os consumidores residenciais estão no topo da lista, com 77,6% das conexões.
Empresas integradoras ou instaladoras de sistemas de energia solar fotovoltaica como a de Ronaldo são especializadas em desenvolver projetos, parcerias com fornecedores de equipamentos e instalar sistemas de energia solar em casas, comércios e indústrias, ou seja, fornecendo uma solução completa para o cliente final, desde a elaboração do projeto técnico, compra de equipamentos, instalação e homologação do sistema junto às concessionárias locais.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui