Produtores rurais e pequenas empresas vinculadas à cadeia de valor do agronegócio interessados em inovar e, com isso, ganhar produtividade, podem participar do projeto ALI Rural. A iniciativa do Sebrae oferece acompanhamento gratuito com visitas periódicas de Agentes Locais de Inovação (ALI) nas propriedades. No novo ciclo, que começou em abril e se estende até novembro, ainda há vagas disponíveis em alguns estados, como São Paulo e Distrito Federal. O período de inscrições para o chamado Ciclo 2 segue até a primeira quinzena de julho.
Para participar é preciso procurar o escritório regional no estado ou a própria sede do Sebrae nas capitais, além da central de atendimento via 0800 ou canais digitais disponíveis. Focado em melhorar a produtividade e a renda das micro e pequenas empresas por todo o país, o Programa ALI já se consolidou como metodologia comprovada de avanço da inovação. Em formato sob medida para os pequenos negócios rurais, o Ciclo 1 do ALI Rural aconteceu entre agosto do ano passado e março deste ano, com 6 mil empresas atendidas por 453 agentes em 23 estados.
O gestor nacional do ALI Rural, Victor Ferreira, destaca que o projeto vem expandindo gradativamente por todo o Brasil. Neste novo ciclo, mais de 4 mil pequenos empreendimentos estão cadastrados para receber o acompanhamento de 435 agentes parceiros espalhados por 25 estados. Até o momento, apenas Rio Grande do Sul e Amazonas ainda não estão participando do projeto. “A maior parte dos produtores que participam do ALI Rural identificam impacto positivo no faturamento dos seus negócios após executarem atividades, ações ou processos de inovação planejados durante a aplicação da Jornada de Inovação”, destaca o gestor.
Como funciona
Os Agentes Locais de Inovação aplicam o diagnóstico Radar de Inovação Rural na propriedade, identificam os potenciais e os gargalos de inovação, trabalham os desafios do produtor rural e planejam ações que possam ser aplicadas durante a jornada. Por oito meses, o ALI Rural acompanha o produtor rural e mensura os resultados por meio do aumento do faturamento ou da redução dos custos. São realizados encontros presenciais, individuais e coletivos, além de apresentações, imersões e palestras voltadas à inovação, na prática, em cinco dimensões: melhoria de produtividade, controles gerenciais, redução de custos, novos produtos, marketing e vendas.
Fonte: SEBRAE
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