A Secretaria de Estado da Saúde enfatiza que a população com idade entre 18 e 39 anos que receberam a vacina Janssen já pode tomar o segundo reforço.
A ampliação da faixa etária foi comunicada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (20 de Junho), por meio de nota técnica.
A enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Beatriz Lira, destaca que: “As pessoas com a faixa de idade contemplada, ou seja, dos 18 aos 39 anos, fizeram o esquema básico com a Janssen e só tomaram o primeiro reforço, porém, quem já tem um intervalo de quatro meses já poderá tomar o segundo reforço”.
A nota técnica também autoriza aqueles com 40 anos ou mais que receberam a última vacina há quatro meses a procurarem as unidades de saúde para a aplicação da terceira dose de reforço.
É importante salientar que o imunizante da Janssen foi aplicado em dose única e as aplicações posteriores são consideradas doses de reforço, ou seja, são projetadas para fornecer maior proteção contra o coronavírus.
É normal que a proteção inicial da vacina diminua ao longo do tempo, portanto, manter o esquema vacinal em dia deve ser uma prioridade.
Exceções
Essa terceira dose da vacina da Janssen direcionada para o público a partir dos 40 anos, é exceção para Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais, que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
Esse grupo está apto a receber um segundo reforço com a vacina Pfizer (mRNA), em contextos nos quais não haja a disponibilidade do imunizante Pfizer, poderá ser utilizada a vacina Coronavac para o reforço, segundo a nota técnica do Ministério da Saúde.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui