O Programa de Integração Social mais conhecido como PIS é uma contribuição social que as empresas fazem que financia o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial.
Cada trabalhador possui um número do PIS único, ele é criado assim que o primeiro emprego em uma empresa privada é registrado na carteira, sua numeração não se altera, mesmo que o empregado mude de uma empresa privada para uma pública.
E para que você receba seus direitos como Seguro Desemprego, FGTS, Abono Salarial, entre outros é preciso informar o número do PIS.
Saiba como consultar seu número do PIS
Existem algumas formas de consultar o número do PIS:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Cartão Cidadão;
- Agência da Caixa Econômica Federal (CEF);
- Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Como consultar o PIS pelo CPF
Para consultar o PIS pelo CPF, baixe o aplicativo Meu INSS e siga os passos abaixo:
- Faça o login no app do Meu INSS via gov.br;
- Se não tiver conta, crie uma com seus dados;
- Depois de entrar, vá no canto superior da tela para ver os detalhes do PIS;
- No aplicativo é possível que a pessoa confira todas as informações sobre o PIS e também a opção de tirar dúvidas.
Critérios para receber o PIS
- Ter carteira de trabalho assinada pelo mínimo de cinco anos;
- Receber uma média de dois salários mínimos por mês, no decorrer do ano anterior;
- Ter exercido qualquer serviço remunerado para Pessoa Jurídica, por pelo menos 30 dias no ano anterior, sendo dias consecutivos ou não;
- Por último, ter os dados pessoais e trabalhistas registrados pelo empregador na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.
PIS 2022
Para quem trabalhou todos os meses em 2020 e em 2021 o abono salarial do PIS/PASEP deve ser pago duas vezes, de forma acumulada, isso porque o abono de 2020 foi suspenso em decorrência da pandemia.
Se o Codefat confirmar o novo calendário do abono, quem trabalhou 12 meses em 2020 e 12 meses em 2021 poderá receber o valor em dobro em 2022.
Nesta semana, houve a divulgação da previsão do calendário de pagamento. Contudo, o calendário oficial só será publicado em janeiro de 2022, os pagamentos devem começar em fevereiro de 2022, logo após o calendário oficial ser divulgado.
Como o salário mínimo de 2022 foi fixado em R$ 1.212 o PIS terá 2022 terá o valor limite dentro dessa quantia, mas vale lembrar que o PIS é pago proporcionalmente aos meses trabalhados. Confira a tabela abaixo
O post PIS: Saiba como fazer a consulta do seu beneficio pelo CPF apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui