Com base nas novas diretrizes, as instituições bancarias estarão liberadas para realizar o bloqueio de transações financeiras por 72 horas caso seja identificada alguma tentativa de fraude, a medida começará a valer a partir de 16 de novembro.
A determinação vigorará conforme a Resolução BCB nº 142, as medidas deverão recair sobre diferentes formas de transferências eletrônicas. DOC e TED serão afetados, assim como compras por meio do cartão de débito, saiba mais sobre as novas diretrizes.
Diretrizes antifraudes e anti-golpes no PIX
O Banco Central (BC) divulgou novas determinações que devem ser anuídas pelas instituições bancárias até 16 de novembro. Todas as medidas têm como intuito o combate dos golpes e fraudes aplicados no mecanismo de pagamentos instantâneos PIX.
Dentre as novas medidas, foi definido que se for constada a tentativa de golpe ou fraude a instituição deverá bloquear o acesso à conta por um período de 72 horas.
O tempo será utilizado para a realização de varreduras e análises das transferências e transações na busca de diminuir a ocorrência dos crimes.
Presentemente, algumas instituições emitem notificações de infrações, contudo, a resolução do Banco Central as tornará obrigatórias.
A funcionalidade auxiliará no combate de fraudes por inserir marcação na chave PIX do usuário, em seu CPF ou CNPJ e no número referente a conta, dessa maneira será possível monitorar as suspeitas de fraudes.
Além disso, o BC informou que será implementado mais um sistema para possibilitar a averiguação de informações ligadas a chave PIX. Esse novo mecanismo também auxiliará no monitoramento de fraudes.
Determinações a serem aplicadas até dia 4 de outubro
Já haviam sido determinadas novas diretrizes de combate aos golpes e fraudes que vêm sendo aplicados através do PIX.
Essas medidas devem ser aplicadas até o dia 4 de outubro segundo o Banco Central. Dentre essas mudanças está a limitação de transações noturnas.
As transferências serão permitidas de 20h às 6h, contudo, o valor máximo concedido é de R$1 mil. A limitação será aplicada para prevenir os golpes que acontecem com usuários do sistema de pagamento.
Presentemente, é comum o roubo de informações inclusive as que se referem ao PIX. A limitação de valor também será aplicada as transferências do tipo DOC e TED. Os usuários que não querem ser pegos desprevenidos devem se atentar as novas determinações.
O post PIX: Banco Central anuncia novas determinações contra golpes e fraudes apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui