Pix / imagem: iStock

O Pix, meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, ganha a partir de amanhã (quarta-feira) uma novidade para reforçar a segurança: o “botão de contestação”. A ferramenta permitirá que vítimas de fraudes, golpes ou situações de coerção possam solicitar devolução dos valores de forma simples e totalmente digital, diretamente no aplicativo do banco.

O recurso faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central, e promete tornar o processo de bloqueio de valores mais ágil.

Como vai funcionar?

Assim que o usuário acionar o botão, a informação será enviada de forma imediata ao banco que recebeu o dinheiro transferido. Essa instituição terá a obrigação de bloquear os valores na conta suspeita.

Após isso, tanto o banco da vítima quanto o banco do recebedor tem até sete dias para analisar o caso. Se for confirmado que houve fraude ou golpe, o valor bloqueado será devolvido à conta da vítima.

Limitações

Apesar de ser um reforço importante de segurança, o botão não será válido em todas as situações. Ele não poderá ser utilizado em casos de arrependimento de compra, desacordos comerciais ou erros no envio do Pix. O foco dessa medida é exclusivamente para cenários que envolvam fraudes, golpes ou coerção.

📲Junte-se ao nosso canal no WhatsApp. Clique e siga agora!

Leia também:

Curso de Recuperação do Simples Nacional:

Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional

O post Pix terá botão de contestação para vítimas de golpes e fraudes apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil