Tem um ditado que diz: “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Ele pode se aplicar para muitas coisas em nossa vida, mas quando falamos em empresas e negócios pode significar a sentença para o fracasso. A palavra-chave para o sucesso é planejamento. Você saberia chegar do ponto A ao ponto B sem pensar sobre como irá percorrer o caminho? Definir quais serão os seus passos até conquistar o lugar que deseja é básico e fundamental para qualquer tipo de empresa. Um bom planejamento irá te preparar para os percalços que terá pela frente. Além disso, ter alianças estratégicas com outras empresas pode melhorar os negócios de ambas, ao mesmo tempo que juntas podem criar novos produtos/serviços para determinado nicho de mercado, enfrentar a concorrência, e ampliar a clientela. As pequenas empresas, em especial, devem olhar para as alianças como uma ótima forma de entrar no mercado e aumentar a sua competitividade. No longo prazo, se planejar e ter alianças deixará sua empresa forte perante as concorrentes, mas nada disso será suficiente sem outra estratégia, que sempre precisa de investimento: O cuidado com o cliente. Um bom atendimento, a resolução eficaz de um problema, um relacionamento no pós-venda — como um e-mail de aniversário ou ligar perguntando se ele precisa de algo — além de uma boa experiência de consumo de produtos/serviços trará mais vendas e mais clientes por meio de avaliações sinceras e do boca-a-boca. Não se esqueça: Um cliente bem tratado sempre volta e traz mais clientes, ajudando na divulgação de sua empresa no mercado. Em alguns casos, com um tempo considerável no mercado, é natural perceber que o foco no resultado, no objetivo inicial do negócio, se perdeu. É natural que as demandas do dia a dia te façam mudar de objetivo. Entretanto, em pequenas e médias empresas, é fundamental que o dono saiba delegar funções aos seus colaboradores, assim como compensá-los pelas tarefas bem executadas. Uma equipe motivada, com demandas claras e com o reconhecimento de um trabalho bem executado estará ao seu lado para alcançar seus objetivos. O seu negócio chegará onde você quiser, basta ter planejamento, alianças, cuidado com o cliente e foco no resultado, pois é por meio dessas atitudes que os desafios serão superados e os resultados atingidos. O apoio de um especialista pode te ajudar. |
*Alvaro Oliveira – Empresário, investidor-anjo em startups e Coach de Negócios. Tem mais de 20 anos de experiência em multinacionais no Brasil e Exterior, em posições de Diretoria e Gerência Geral. Atualmente, ajuda empresários a ter uma empresa mais estruturada, rentável e que funcione sem a dependência do dono.
O post Planejamento: Aonde a minha empresa pode chegar? apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Credibilidade e Notícias 24 horas.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui