O Brasil tem se consolidado como o principal destino de investimentos em startups na América Latina. Segundo a plataforma de inovação Distrito, startups brasileiras captaram US$ 1,46 bilhão em capital de risco desde o início de 2024, montante 9,5% maior em relação ao mesmo período de 2023. Dados como esses intensificam a aposta do Sebrae nas diferentes regiões brasileiras, conectando startups a corporações e investidores com iniciativas como o Observatório Sebrae Startups e Capital Empreendedor.

Grande parte das iniciativas recentes do Sebrae é abraçada pelo Polo de Referência em Startups, coordenado pela unidade de Santa Catarina junto com o Sebrae Nacional. Localizado em Florianópolis (SC), ele conta com uma equipe especializada que oferece recursos, mentorias e conexões estratégicas para o desenvolvimento e crescimento das startups em todo o Brasil. O Polo é responsável pela Plataforma Sebrae Startups, integrando startups aos programas de apoio, e o Observatório, um grande repositório de dados e insights sobre startups e ecossistemas de inovação.

De acordo com Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae, a entidade tem contribuído para fortalecer ecossistemas regionais de inovação em todo o país. “Estamos trabalhando hoje com mais de 13 mil startups mapeadas e queremos dar match entre elas, investidores e as grandes empresas. A Ciência revela a inovação quando toca o mundo real”, comenta Quick. O diretor explica que, há quatro anos, o Sebrae havia mapeado 61 ecossistemas brasileiros com governança ativa.

Em 2024, todas as regiões do país têm ecossistemas conectados. Quem tem uma ideia inovadora ou disposição em empreender com inovação encontra o respaldo necessário no Sebrae.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.

A instituição tem desenvolvido uma série de programas que promovem essa conexão com o mercado. Enquanto o Catalisa ICT apoia o desenvolvimento de startups oriundas das universidades e centros de pesquisa, o Inova Amazônia estimula o desenvolvimento de empresas inovadoras e sustentáveis ligadas ao bioma. Fortalecendo os negócios que estão à procura de investimentos, o Capital Empreendedor recebeu mais de 1 mil inscrições e prepara os selecionados em uma jornada gratuita de workshops, mentorias e rodadas de negócio.

Os representantes de ecossistemas nacionais e internacionais se encontram anualmente no Startup Summit, evento do Sebrae que se tornou o principal em inovação e empreendedorismo no Brasil. Em 2024, atraiu um público recorde de 9,4 mil participantes e 208 palestrantes, além de 1 mil startups concorrendo ao Prêmio Sebrae Startups.

Para inscrever uma startup na Plataforma Sebrae Startups, basta acessar https://programas.sebraestartups.com.br/
Para conhecer o Observatório e seus relatórios, clique aqui.
Para cursos gratuitos e on-line , acesse https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraestartups.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui