O controle financeiro (também chamado de controle gerencial ou controle de custos ) é uma ferramenta utilizada para analisar os aspectos financeiros, econômicos e patrimoniais de uma empresa, bem como seus fluxos financeiros.
Seu principal objetivo é identificar as diferenças entre as linhas estratégicas de uma empresa previamente definidas e as operacionais, ou entre objetivos teóricos e resultados concretos.
Dessa forma, o controle financeiro oferece às pessoas com alta responsabilidade na empresa ou organização informações e dados úteis para facilitar a tomada de decisões e fazer escolhas mais informadas e eficientes .
O controle financeiro afeta diferentes níveis da empresa. Vamos analisá-los juntos para entender os benefícios que esse processo pode trazer.
Nível estratégico
Do ponto de vista estratégico, o controle financeiro analisa a coincidência entre o plano financeiro e o plano estratégico da organização , verificando o alcance dos objetivos. Esta é a melhor forma de identificar desvios do orçamento e diferenças em relação às linhas estratégicas, para poder agir, corrigir e compensar eventuais diferenças, evitando surpresas desagradáveis no encerramento do exercício.
Política de investimento
Os investimentos são absolutamente necessários para o desenvolvimento, crescimento e rentabilidade de uma empresa, mas se não forem totalmente controlados podem causar grandes desequilíbrios no balanço.
O controle financeiro permite:
- Avaliar as políticas relacionadas com as decisões de investimento.
- Distinguir entre investimentos inativos imediatos ou de curto prazo e investimentos de médio e longo prazo.
- Verifique a dívida relacionada a esses investimentos.
Política de custos
O controle financeiro fornece informações detalhadas que podem ajudar na precificação.
Quando uma empresa tem que avaliar o custo de um produto/serviço, é necessário avaliar com precisão os custos fixos e os custos variáveis , bem como os custos diretos e os custos indiretos : somente considerando todos esses aspectos é possível estabelecer um preço adequado. Ter informações confiáveis permite fixar preços com maior precisão, limitando erros na estimativa de custos.
As vantagens do controle financeiro
Se feito corretamente, o controle financeiro permite:
- Identifique erros e problemas e corrija-os a tempo, evitando surpresas e situações irremediáveis.
- Oferecer uma visão da empresa como um todo, mas também dos departamentos individuais (identificando os centros de responsabilidade ), e também para ações ou itens muito específicos, para que você possa conhecer a situação financeira da empresa e atuar na fonte específica do problema.
Por isso o controle financeiro é tão importante: é uma ferramenta analítica para tomar melhores decisões, visando otimizar recursos e crescimento constante.
O post <strong>Por que o controle financeiro é tão importante?</strong> apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui