Razões para o pedido de empréstimo não ser aprovado
Para avaliar se concederá o crédito ou não, as instituições financeiras costumam utilizar um sistema de pontuação, conhecido como score, que é calculado pelos birôs de crédito, como Serasa, SCPC Boa Vista, etc. Ele diferencia os clientes com maior e menor risco de não pagar a dívida com base em dados estatísticos.
Como a pontuação tem como base estatísticas e dados pessoais do consumidor, ela pode variar entre os birôs de crédito. Além disso, nem todas as instituições financeiras utilizam o mesmo dado de score na hora de avaliar se fará o empréstimo ou não.
Abaixo trazemos uma lista de motivos que podem fazer com que você não tenha seu empréstimo aprovado:
Dados incorretos e/ou desatualizados
Muitas pessoas fornecem dados incorretos e/ou desatualizados no momento da solicitação. Para saber se este foi o seu caso, avalie se houve algum erro em relação a seu RG ou CPF, informações sobre renda, endereço residencial, ou até mesmo os dados bancários. É importante que você forneça suas próprias informações alinhadas e atualizadas, pois as instituições realizam análise do seu pedido e certamente identificarão essa incoerência de dados. Jamais utilize dados de terceiros para solicitar o pedido de empréstimo.
CPF negativado (“nome sujo”)
Ter CPF negativado popularmente é ter nome sujo, o que significa que possui uma dívida que deixou de pagar. Caso você esteja com restrição no momento em que solicita o empréstimo, provavelmente o seu pedido não será aprovado pelos bancos até que regularize as pendências. Caso alguma instituição financeira aceitar a sua solicitação, os juros serão bem altos.
“Mas meu nome está limpo e não consigo empréstimo mesmo assim”. Isso acontece porque o CPF negativado não é o último motivo que pode causar a recusa. Termine de conferir a lista.
Histórico de pagamento
É um dos principais pontos que as instituições financeiras olham para decidir não somente a aprovação do pedido, mas também para a determinação da sua taxa de juros e limite. Quanto melhor o seu histórico de pagamento, maior será a chance do seu pedido ser aprovado e ter a melhor taxa de juros.
Se você tem o costume de deixar contas em atraso ou negociar dívidas, mesmo que não tenha mais nenhum débito em atraso, poderá sofrer as consequências tendo o crédito reprovado.
Capacidade de Pagamento
É importante que você tenha e comprove a sua capacidade de pagamento em relação ao valor do empréstimo solicitado. É ideal que o valor de cada parcela do empréstimo não ultrapasse 15% do seu ganho, para manter sua saúde financeira. Quanto maior a sua capacidade de pagamento, maior será a chance do seu pedido ser aprovado e o valor do empréstimo também ser maior.
Valor do empréstimo
Se suas dívidas ultrapassam 30% da sua renda mensal, há a possibilidade de a instituição não liberar o crédito. Além disso, em casos de empréstimos longos, aumentam as chances de o banco não liberar o crédito, pois o risco de descontrole é maior.
Perfil
Seu vínculo empregatício e seu estado civil também são fatores que podem influenciar na hora de solicitar um empréstimo. Por isso, trabalhadores do setor público, que têm maior estabilidade no emprego, costumam ter mais facilidade na hora de pedir um crédito a um banco, no caso dos chamados ‘empréstimos consignados’.
Crise econômica
Em momentos em que a economia do país vai mal, bancos podem decidir por conceder um menor número de empréstimos, devido ao cenário pessimista. Isto ocorre pois as instituições buscam diminuir o nível de risco que podem correr.
Se a expectativa de inadimplência fica mais alta por conta de uma estimativa de aumento da taxa de desemprego, menor clientes poderão ter acesso ao crédito.
Não ter uma oferta para o seu perfil
Um outro motivo de recusa de um pedido é que o seu perfil de crédito não condiz com a política da empresa. Mesmo que você tenha nome limpo e uma boa renda, por exemplo, a empresa ainda assim poderá recusar o empréstimo.
Fonte: jc