A Sociedade Limitada (LTDA) e a Sociedade Anônima (SA) são os dois tipos de empresas mais comuns no Brasil, sendo que o primeiro é o mais escolhido entre os empreendedores. Entretanto, se os gestores desejam maximizar o desenvolvimento do negócio, deverão fazer a transformação de uma empresa LTDA para SA.
Aprofunde-se no assunto com esta leitura. Aqui explicamos as diferenças entre as empresas LTDA e SA, como alterar o tipo empresarial do primeiro para o segundo e qual a importância de fazê-lo. Boa leitura!
Como se constitui uma LTDA e uma SA?
LTDA
Na sua abertura será preciso elaborar o contrato social, documento que traz as cláusulas sobre administração, distribuição de lucros, entradas e saídas de sócios etc.
Ele deve ser assinado por um advogado, e também é crucial ter o apoio de um contador para registrar os livros e entregar as obrigações. As principais características da LTDA são:
- legislação: Código Civil;
- capital social: são definidas cotas e distribuídas entre os sócios;
- responsabilidade: limitada à participação de cada um deles;
- voto: proporcional ao número de cotas.
SA
O documento hábil para abrir uma SA é o estatuto social, que definirá suas atividades de forma precisa e completa. Ele também deve ser assinado por um advogado e é necessário o apoio do contador para realizar as obrigações fiscais e contábeis. As características da SA são:
- legislação: lei 6.404/76;
- capital social: dividido em ações;
- responsabilidade: limitada ao preço de suas ações;
- voto: garantido aos detentores de ações originárias nominativas.
Esse tipo de empresa ainda pode ser de dois tipos:
- fechada: somente podem vender ações de forma direta para um interessado;
- aberta: podem negociar ações com investidores no mercado de valores mobiliários (como bolsa de valores).
Como fazer a transformação de LTDA para SA?
A seguir, redigimos um passo a passo para fazer essa transformação legalmente.
Constatação na ata da assembleia
Primeiramente, é preciso formar uma assembleia geral extraordinária para decidir pela transformação, a votação deve ser unânime (salvo se previsto no contrato social que a decisão pode ser feita pela vontade da maioria). Na ata da assembleia deve conter o novo estatuto social, em que serão eleitos os administradores e diretores.
Decisão entre capital fechado ou aberto
Na mesma reunião, deve ser decidido se a SA terá capital fechado ou aberto. No caso da segunda opção, é preciso ter o registro de emissões de títulos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), bem como a intermediação de alguma instituição financeira para comercializar as ações.
Arquivamento na Junta Comercial
Nessa etapa é preciso arquivar o estatuto social e ata na Junta Comercial do seu Estado e anexar o restante da documentação exigida pelo governo, como:
- boletim de subscrição (se não estiver inserido na ata);
- certidões negativas de débito.
Por fim, devem ser feitas as publicações obrigatórias, como jornais de grande circulação e diários oficiais.
Qual é a importância de transformar uma LTDA em SA?
Há diversas vantagens conquistadas pela empresa ao realizar a transformação. A mais evidente delas é a possibilidade de comercializar ações no mercado de capitais, se aberta, já que isso facilita a aquisição de investimentos. Entre outros benefícios estão:
- dispensa da integralização e subscrição de capital social;
- não há obrigação de designação de perito para avaliar os bens sociais, pois já integram a empresa;
- criação de um conselho de administração que supervisiona as atividades dos diretores;
- viabilidade de firmar um acordo de acionistas, documento que traz mais segurança e previsibilidade na condução da companhia;
- a responsabilidade do sócio que for contraída na época que era LTDA poderá ser mantida após a transformação.
Apesar de existirem custos para fazer a transformação da LTDA para SA, trata-se de um processo bastante vantajoso para o desenvolvimento da empresa, mas é crucial contar com um serviço especializado para prevenir erros e obter os melhores resultados e orientações.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Formma Contábil
O post Porque e como migrar de LTDA para S/A? apareceu primeiro em Jornal Contábil – contabilidade, direito, INSS, Microempreendedor.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui