Imagem por @shisuka / freepik

Com a alta do dólar e a queda nos preços das casas, muitos brasileiros estão se perguntando se agora é o momento de refinanciar o imóvel. Se você está pensando em refinanciar, este artigo é para você!

O que é refinanciar?

Refinanciar significa tomar um novo empréstimo para pagar o saldo devedor do empréstimo atual. Em outras palavras, o proprietário do imóvel pede um novo empréstimo para quitar o antigo. 

Qual o objetivo do refinanciamento?

Muitas pessoas se perguntam se é possível refinanciar um imóvel. A resposta é sim, desde que você cumpra certos requisitos.

O objetivo do refinanciamento é aumentar o prazo de pagamento da dívida, o que também diminui as parcelas mensais. Dessa forma, o devedor consegue uma redução no valor total da dívida e fica mais tempo para quitar o débito.

É importante lembrar que, para refinanciar um imóvel, é preciso ter uma boa situação financeira. Será necessário comprovar que está em dia com as obrigações do financiamento atual.

Quais os tipos de refinanciamento?

Existem diversos tipos de refinanciamento, desde o tradicional ao consignado. 

O primeiro é o mais comum e é oferecido pelas próprias instituições financeiras em que você já tem uma relação, seja um banco, uma cooperativa de crédito ou uma fintech. 

Já o refinanciamento consignado é oferecido especificamente para aposentados e pensionistas do INSS e funciona da seguinte forma: a parcela do empréstimo fica descontada na folha de pagamento.

Como funciona o refinanciamento de um imóvel?

Você pode fazer isso por diversos motivos: para obter uma taxa de juros mais baixa, para aumentar o prazo do empréstimo (e, consequentemente, reduzir as suas parcelas mensais), para acessar parte do valor total do imóvel que você já pagou (usado como garantia) e assim ter dinheiro em mãos para outros fins ou, ainda, para fazer uma mudança nas condições iniciais do contrato de financiamento.

O processo é bastante simples: você entra em contato com algum banco ou instituição financeira e solicita uma avaliação do seu imóvel (para saber se o valor atual é suficiente para quitar o saldo devedor e ainda sobrar um valor para ser usado como garantia do novo empréstimo). Se tudo der certo, você assina os novos papéis e refinancia sua dívida.

Quais as vantagens do refinanciamento?

Quando o assunto é refinanciar um imóvel, é preciso estar ciente de todos os fatores antes de tomar uma decisão.

As principais vantagens de refinanciar um imóvel são:

  • Você pode obter uma taxa de juros mais baixa: se as taxas de juros caírem, você pode contratar um novo empréstimo com uma taxa mais baixa e usar o dinheiro para pagar a dívida existente. Isso significa que você terá menos juros a pagar no longo prazo;
  • Você pode obter mais tempo para pagar: ao refinanciar um imóvel, você pode optar por um plano de pagamento com parcelas mensais mais baixas e/ou por um período de financiamento.

Posso refinanciar meu imóvel mesmo com dívidas

O refinanciamento de um imóvel é uma ótima opção para quem deseja obter uma melhor condição de pagamento. No entanto, é importante lembrar que este processo não é isento de riscos e, por isso, deve ser bem planejado.

Uma das principais dúvidas dos proprietários que desejam refinanciar seu imóvel é se podem fazer isso mesmo com dívidas em aberto. A resposta é: sim, é possível! No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é importante que você consulte um especialista para saber se o refinanciamento realmente é a melhor opção para o seu caso.

Um dos fatores que podem influenciar a decisão de refinanciar um imóvel mesmo com dívidas em aberto é o valor da propriedade. Se o valor do imóvel for maior do que o valor da dívida, você pode ter mais facilidade para conseguir um bom refinanciamento. 

Se você precisar de um empréstimo para pagar ou refinanciar sua dívida, a CashMe é a instituição financeira perfeita para você!

A CashMe, é a maior fintech de empréstimo com garantia em imóvel da América Latina e oferece condições para que você tenha segurança para impulsionar os seus sonhos, com taxas de juros reduzidas e maior prazo para pagamento.

O post <strong>Posso refinanciar meu imóvel?</strong> apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui