Que o mundo será diferente depois da pandemia, isso todo mundo já sabe.
Mas, o que as empresas ainda precisam descobrir é quais as melhores estratégias para esse momento de retomada.
Se posicionar bem nesse cenário pós-pandemia e garantir a saúde financeira do negócio será um desafio.
Neste momento de retomada é muito importante que o negócio faça a precificação correta dos produtos.
O especialista em Processos Gerenciais e fundador do Predify, software de precificação inteligente, Carlos Schmiedel, afirma que a tarefa de dar preço a um produto ou serviço ainda é subestimada por muitos empresários.
Para ele, esse é um erro grave e básico, pois uma composição de preço mal-feita pode não apenas impedir que o negócio cresça, como levá-lo a um grande prejuízo.
“Muitos empresários usam a estratégia de mark-up para precificar, que é basicamente calcular a diferença entre o custo do produto ou serviço e o seu preço de venda.
Mas isso não é suficiente para construir uma composição de preço viável e lucrativa”, alerta.
Ele também lembra que outro erro comum é subestimar a capacidade de precificação da concorrência.
“Se a empresa se basear apenas em achismos nunca terá segurança para enfrentar esse ‘novo normal’ de que tanto falamos.
Se o negócio não tiver uma estratégia consolidada dependerá sempre da sorte para crescer e se manter vivo no mercado”, explica.
Foi a complexidade dessa tarefa de otimização de preços de venda, que levou Schmiedel a criar o Predify.
A empresa oferece a pequenas e médias empresas um software de precificação inteligente que usa machine learning para formular preços.
Entre as variáveis consideradas nesta equação estão estratégias de crescimento, variação nos custos de compra e produção, margem ideal e condições do mercado.
“O software considera os custos operacionais e de produção, dados de mercado e da concorrência e faz ajustes automáticos por meio de uma ferramenta dinâmica que automatiza o processo de pricing.
Dessa forma, conseguimos construir um preço que é saudável para a empresa, mas que também traz resultado efetivo, uma combinação necessária para esse momento em que tentamos sair de uma crise”, afirma.
Segundo ele, o software também faz comparação de preços da concorrência para ajudar o gestor em suas tomadas de decisão.
A funcionalidade ganha ainda mais relevância nesse novo cenário em que diversos segmentos foram completamente transformados.
“Alguns produtos e serviços passaram a valer mais que outros.
Além disso, muitos empreendedores se arriscaram na venda online, que tem uma lógica de precificação diferente da loja física.
Enfrentar essas mudanças com uma ferramenta inteligente trará muito mais segurança para esse momento que não dá margem para erros”, finaliza.
Sobre o Predify
O Predify é um software de precificação inteligente que utiliza Machine Learning para otimizar os preços de venda de produtos e serviços.
O post Precificação inteligente e seu papel na retomada dos negócios após a pandemia apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
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