O preço das ações da Boeing caiu na segunda-feira após ser aconselhado as companhias aéreas que suspenderem dezenas de aviões como o que explodiu em Denver nesse fim de semana.
As ações da fabricante de aviões com sede em Chicago caíram cerca de 2,9%, para US$ 211,12 no pré-mercado, a partir das 8h28 da manhã, enquanto os reguladores investigavam questões de segurança em alguns dos jatos 777 da Boeing.
As negociações agitadas seguiram a recomendação da Boeing de domingo de que as companhias aéreas suspendessem as operações de todos os 777s com motores Pratt & Whitney 4000-112, um dos quais parece ter pegado fogo em um voo da United Airlines no sábado, forçando um pouso de emergência e deixando cair um grande pedaço da carcaça do motor em um quintal do subúrbio.
O incidente alarmante levou a Administração Federal de Aviação a solicitar inspeções imediatas ou intensificadas do grupo de jatos 777.
Acidente com voo da United
O ministério de transportes do Japão também ordenou que duas transportadoras interrompessem o uso dos aviões.
“Estamos trabalhando com esses reguladores à medida que agem enquanto esses aviões estão no solo e outras inspeções são conduzidas pela Pratt & Whitney”, disse a Boeing em um comunicado.
Mas os encalhes não devem prejudicar muito as companhias aéreas afetadas porque o 777 é geralmente usado em voos internacionais de longa distância que foram esvaziados pela pandemia do coronavírus, de acordo com o analista da Third Bridge, Peter McNally.
“As rotas atendidas pelo 777 realmente dependem de vacinas amplamente distribuídas e fronteiras abertas, e essas coisas ainda não aconteceram”, disse McNally.
Cerca de 69 dos jatos 777 afetados estão atualmente em serviço e outros 59 estão armazenados, de acordo com a Boeing.
A United, a única companhia aérea dos Estados Unidos com motores PW4000 em sua frota, disse que retiraria temporariamente seus 24 aviões ativos com esse tipo de motor de seu itinerário.
Embora ninguém tenha ficado ferido no avião com destino a Honolulu que pegou fogo, o incidente criou outra dor de cabeça para a Boeing enquanto ela tentava se recuperar do escândalo do 737 MAX.
Os federais liberaram aquele modelo de jato para retornar aos céus em novembro, quase dois anos depois de ter encalhado na sequência de dois acidentes que mataram 346 pessoas.
As consequências dos acidentes supostamente levaram a investigações federais e uma sacudida na diretoria da Boeing.
Conteúdo traduzido da fonte NY Post por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil
O post Preço das ações da Boeing cai após acidente com aeronave da United apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui