Resultado foi apresentado na cerimônia de encerramento da XIX CCRS
A esperada final do Prêmio Inovar Contábil ocorreu na sexta-feira (27), último dia da XIX Convenção de Contabilidade do RS. Na quinta-feira, representantes dos 10 cases classificados na frase de seleção apresentaram seus trabalhos no Palco Inovar, montado no Pavilhão E da Fundaparque.
Os projetos foram avaliados pela vice-presidente do CRCRS, Patrícia Arruda; conselheiro do CRCRS, Tairo Rolim Fracasso, e pela coordenadora do CRCRS Jovem, Karina Missel. E, no fim da manhã de sexta, os finalistas foram conhecidos. São eles.
- Gestão aplicada a escritório de contabilidade – Jonas Franciel Spies
- Design Thinking como solução na gestão de pessoas de escritório contábil – Gabriela Maccarone Azambuja
- Licitacon: Mudança no patamar no Controle Externo e Social das Contratações Públicas – Bruno Alex Londero
“Foi uma missão muito difícil escolher os três melhores. Tivemos 10 cases de sucesso que tiveram a coragem de se apresentar aqui para a avaliação de quase dois mil contadores. Isso é inspirador”, elogiou Karina.
A final consistiu na reapresentação dos trabalhos finalistas para a avaliação do público, que decidiu quem ganharia os selos Ouro, Prata e Bronze por meio do voto popular. O resultado foi anunciado no encerramento. O público concedeu o 1º lugar ao trabalho de Jonas Franciel Spies, o 2º a Gabriela Maccarone Azambuja e o 3º para Bruno Alex Londero.
Confira, abaixo, uma pequena sinopse do trabalho realizado pelos vencedores e demais concorrentes:
Gestão aplicada a escritório de contabilidade – Jonas Franciel Spies
A Online Contabilidade e a Taille Consultoria criaram um sistema inovador de gestão depois de enfrentar uma crise: apesar de o número de clientes estar crescendo, os custos estavam aumentando e a lucratividade estava menor.
“A gente percebeu que o contador tem muita coisa para fazer, e decidimos criar uma ferramenta que desse uma direção para onde o contador pudesse apontar a energia, quais são os pontos para ele acertar, para aumentar sua lucratividade. Com isso, a gente desenvolveu o sistema Taille, e desde que nós começamos a trabalhar, a Online Contabilidade aumentou bastante o lucro. Com isso, sobra mais para investir mais ainda nas pessoas, na performance com os clientes. E agora, começamos a aplicar o Taille em outros escritórios também”, conta o empresário contábil Jonas Franciel Spies.
Design Thinking como solução na gestão de pessoas de escritório contábil – Gabriela Maccarone Azambuja
Fundado em 1974, o Escritório Azambuja viveu uma fase “trágica” no ano passado, segundo a diretora da empresa, Gabriela Maccarone Azambuja. Todos os funcionários pediram demissão ao mesmo tempo e fizeram questão de deixar claro que o problema da insatisfação era ela. Mas em meio ao choque, a líder reagiu e resolveu usar o design thinking como uma ferramenta de gestão de pessoas.
“Ele tem várias fases: observação, ideação e implementação. Na fase da observação eu fiz pesquisa de satisfação, de empatia, entre outras pesquisas onde pude constatar todas as dores. Com isso, abriu-se uma janela de oportunidades. Demiti funcionários que não estavam agregando e contratei uma equipe multiprofissional. Fiz um planejamento estratégico com análise SWOT, Balanced Scorecard, Canvas, modelo de negócio, aumentei os salários espontaneamente e, por último, decidi dar uma viagem programada para a equipe”, enumerou Gabriela.
Foi uma viagem viável, com passeios gratuitos, almoço no McDonald’s e transporte barateado pelo desconto de um cliente. Na viagem, a equipe participou ce num game chamado Chave Mestra, um game de escape no qual para fugir de uma sala os participantes precisam colaborar entre si. O resultado foi além do esperado.
“Foi muito legal porque nos reestruturou enquanto equipe. As pessoas viram a sua importância, viram que a união faz a força, também ajudou muito na autoestima. E neste primeiro semestre de 2023, crescemos 25%, com 22 inscritos novas, não tive mais detração de funcionários e nas pesquisas de satisfação internas, recebi 100% de aprovação em fatores como ser um ótimo lugar para se trabalhar, e que as pessoas se veem trabalhando ali no próximo ano”, contou.
Licitacon: Mudança no patamar no Controle Externo e Social das Contratações Públicas – Bruno Alex Londero
Licitações públicas são processos muito volumosos, que envolviam muito papel e impunham dificuldade para a fiscalização identificar algum ponto de melhoria. Bem, eram. O Tribunal de Contas do Estado criou o Licitacon, um sistema que agiliza as contratações públicas.
“Com esse sistema, quase que em tempo real, a gente consegue identificar pontos de melhoria nas compras públicas e informar os gestores, que na maioria das vezes já fazem as correções, e as licitações seguem. Como vantagens, temos um incremento muito grande na economia do gasto público e também da transparência, porque esse sistema é completamente aberto, qualquer cidadão consegue consultar as compras da sua cidade, da sua Câmara de Vereadores, do estado do RS. Com base nisso, a gente começa também a ter resultados no desenvolvimento do estado e dos municípios, porque as próprias empresas, o setor de comércio, serviços de obras, identifica o que está sendo prestado, vê o nível de qualidade que está sendo exigido e acaba tendo também essa oportunidade de se inserir no mercado das contratações públicas”, conta o auditor do TCE Bruno Alex Londero.
por CRCRS
O post Prêmio Inovar Contábil 2023 apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui