Governos municipais que transformam desafios em oportunidades, impulsionam o empreendedorismo e promovem o desenvolvimento local ganham destaque, a cada dois anos, com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Reafirmando seu papel seu papel como vitrine das melhores práticas de gestão pública municipal, a premiação chega à sua 13ª edição e está com inscrições abertas.

Ao longo de mais de 20 anos, o PSPE se consolidou como uma das principais iniciativas de reconhecimento à gestão pública inovadora de pequenos municípios, mostrando que cidades menores também inspirar o desenvolvimento de políticas públicas conectadas com potencial empreendedor local.

No interior do Paraná, a pequena cidade de Assaí é conhecida pela forte influência da imigração japonesa, mas também por ser uma “smart city”, ou cidade inteligente. Foi com o projeto Assaí Tech – Empreendedorismo Infantil ao Primeiro Emprego, que o município de quase 14 mil habitantes foi ganhador do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Educação Empreendedora. A iniciativa integra políticas públicas de educação, inovação e empreendedorismo.

“O Prêmio do Sebrae não é apenas uma inspiração e incentivo para aplicação de boas-práticas nas cidades. É uma janela transformadora de oportunidades, em especial para as cidades pequenas, pois, garante equidade, transparência e validação. É como se fosse uma espécie de Oscar nacional”, avalia Igor Oliveira, Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do município.

Presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, José Tarcísio da Silva; o prefeito de Assaí, Michel Bomtempo; e a diretora-técnica do Sebrae/AP, Suelen Furtado. Foto: Eduardo Pereira

De acordo com o secretário municipal, o projeto já tinha conquistado outros prêmios, mas o PSPE foi o único que teve uma visita técnica capaz de convalidar qualitativamente as entregas a partir da agenda estratégica 2032 da cidade. “Ganhar o prêmio do Sebrae agrupou ainda mais nossa governança, produzindo novos projetos associativos, bem como, novos investimentos para a cidade”, complementou.

O programa estruturante do Assaí Tech continua ativo, executando seus ciclos formativos, monitorando e avaliando os estudantes da cidade, visando fortalecer a relação com o empreendedorismo, como forma pedagógica para habilitá-los na construção de novos negócios e para destacá-los nas janelas de oportunidades destinadas para talentos.

Depois de ganhar o PSPE em nível estadual e chegar até a premiação nacional, Assaí já recebeu a visita de representantes de mais de 100 cidades. “Nos tornamos um hub de boas-práticas, nos desafiando, inclusive, para formulação de um “Workshop para Cidades”, com um modelo de visita que iniciamos este ano”, conta Oliveira.

Além da premiação, o Sebrae atua como parceiro estratégico das administrações municipais por meio de programas como o Cidade Empreendedora e a Estratégia Territórios Empreendedores, que oferecem suporte técnico e ferramentas para transformar os municípios em ambientes mais favoráveis para quem empreende.

Premiação em duas etapas

A 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora está com inscrições abertas desde o dia 6 de agosto. Podem participar prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, além de administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE).

O PSPE 2025 será dividido em duas etapas: Estadual, com premiação até 24 de abril de 2026, e Nacional, com cerimônia até 30 de maio de 2026. As categorias, critérios e o regulamento completo estão no site oficial do Sebrae.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui