Por Sheylla Alves
Comunicação CFC
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou, na manhã desta segunda-feira (17), do 12º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (Congresso CQ). O evento acontece em formato híbrido, presencial e virtual, e vai até o dia 19 de outubro com a proposta de levantar um diálogo entre Estado, Governo e sociedade para o aprimoramento da qualidade nos gastos públicos.
Durante a solenidade de abertura, Aécio citou a importância da contabilidade enquanto agente da informação e instrumento imperativo da transparência e do controle. “Sempre coloco isso como um tripé, pois não há como se falar em controle, seja ele interno, externo ou social, sem falar em contabilidade, já que esta é a ciência da informação. Então, é ela quem produz aquela informação que será objeto da transparência e que depois será naturalmente objeto do controle”, destacou.
O presidente lembrou que hoje todos colhem um intenso trabalho realizado pelo CFC, que ainda no ano de 1998, constituiu o primeiro grupo assessor, com o objetivo de ir no caminho da convergência e dos padrões internacionais da contabilidade pública. Um marco, que ganhou forma em 2008, com as primeiras normas editadas e alinhadas aos padrões internacionais.
Em continuidade ao evento, Aécio participou como debatedor da palestra magna de abertura ao lado da coordenadora de mesa, Celia Maria Silva Carvalho (presidente do Grupo de Gestores e Finanças Estaduais), do também debatedor José Aparecido Maion (presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo – CRCSP) e do palestrante Antoninho Marmo Trevisan (diretor da Trevisan Escola de Negócios). Na ocasião, Trevisan ponderou sobre a importância do contador brasileiro. Durante o debate da palestra magna, o presidente do CFC destacou como as boas práticas ambientais, sociais e de governança estão influenciando o contador público.
Nos próximos dias, o evento contará com diversos painéis com temas sobre governança e sustentabilidade no terceiro setor, eficiência e qualidade dos gastos com serviço públicos, e também com o 5º Encontro Brasileiro de Contadores Públicos. Saiba mais, clique aqui.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui