Por Daniel Bruce e Deividi Lira
Comunicação CFC
A 27ª edição da Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem) teve início nesta segunda-feira (28) e vai até a próxima sexta-feira (01) em Belém (PA).
Durante cinco dias, servidores e gestores públicos dos estados, municípios e tribunais de contas que atuam na rotina da Contabilidade e Responsabilidade Fiscal poderão acompanhar diversas aulas a fim de aperfeiçoar os conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, demonstrativos fiscais e outros assuntos correlatos.
A Secofem é idealizada e realizada por meio de parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade do Estado Pará (CRCPA) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o objetivo de ampliar o debate e a disseminação dos aspectos mais relevantes sobre os temas expostos.
Compuseram a mesa de abertura o presidente do CRCPA, Ian Blois Pinheiro; a contadora e vice-governadora do Estado do Pará, Hana Ghassan Tuma; o subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Heriberto Henrique Vilela do Nascimento; e o coordenador adjunto da Vice-Presidência Técnica do CFC e coordenador Executivo do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CPCASP), Wellington do Carmo Cruz.
Hana Ghassan Tuma destacou a parceria entre o CFC, CRCPA e as três esferas do governo na busca por uma gestão pública mais eficiente e transparente.
“É muito importante essa parceria para que a gente possa enfrentar os desafios, partindo do pressuposto que o equilíbrio fiscal é fundamental para que a gente possa alavancar os investimentos tão necessários no estado do Pará e também nos municípios. A partir do trabalho feito pelos contadores do estado é possível que a gente possa ter uma gestão fiscal equilibrada e transparente.”
O subsecretário de Contabilidade Pública da STN, Heriberto Henrique Vilela do Nascimento, disse que treinando gestores e contadores públicos, a Secofem trará um retorno para a sociedade.
“Eles entenderão melhor as regras contábeis, regras fiscais, manusear sistemas, toda parte conceitual e operacional. Eles serão capacitados e retornarão para os seus locais de trabalho com mais condição de apresentar as contas públicas adequadamente e a sociedade ganha com isso.”
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui