Dialogar sobre o desenvolvimento das cadeias produtivas ligadas aos pequenos e médios produtores e pensar soluções de melhoria visando a gestão nas propriedades rurais. Esse é um dos objetivos do Encontro Nacional de Gestores que discute o Programa Agronordeste, promovido pelo Sebrae Nacional. O evento teve início nessa terça-feira (27) com atividades programadas no Centro de Convenções da cidade de João Pessoa.

De acordo com Newman Costa, coordenadora do Núcleo de Agronegócio da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, o encontro é uma oportunidade de compartilhar experiências e detalhar as diretrizes do Programa. “Uma oportunidade para potencializar e provocar uma nova visão relacionada ao programa, principalmente com o desenvolvimento de novas cadeias produtivas. Alguns dos desafios estão conectados com as tendências de sustentabilidade, energias renováveis, sucessão familiar e oportunidades de inserção de produtores diferenciados no mercado”, comentou.

Um dos palestrantes do evento foi o diretor do Programa Agronordeste, Paulo Melo, que conversou com o público e apresentou os principais desafios da iniciativa para os próximos anos. “Os desafios principais são de consolidar o programa e buscar demonstrar os seus resultados de impacto na vida das pessoas, assim como no ambiente rural da região Nordeste. Precisamos caminhar mais fortemente na direção da formalização do que é produzido aqui e agregar valor a esses produtos para remunerar melhor os produtores. Outro grande desafio é integrar as novas gerações aos negócios tradicionais para ter mais oportunidades”, disse.

Além de palestras com destaque para a divulgação das tendências do Agro no Brasil e na região do Nordeste, a programação conta com apresentação de painéis, agenda colaborativa entre os representantes de estados participantes e talk show.

A programação do Encontro Nacional de Gestores continua nesta quarta-feira (28) com o desenvolvimento de trabalho em grupos de discussão dos desafios e oportunidades para os próximos ciclos. Também está prevista uma rodada de compartilhamento com a participação de representantes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, café com queijos premiados e, por fim, um momento reservado à fala da diretoria do Programa aos participantes do evento.

Programa Agronordeste – O desenvolvimento da ação é liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a partir de parcerias estabelecidas com os órgãos vinculados à pasta e instituições como Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), além da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui