Estão abertas as inscrições para a “Missão SXSW Sydney”, iniciativa realizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Sydney, no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação, e pelo Sebrae, com o apoio da plataforma Sebrae Startups. A oportunidade irá selecionar pelo menos 10 startups brasileiras para participarem do Festival SXSW 2023, que acontece entre 18 e 21 de outubro em Sydney, na Austrália.

As startups escolhidas garantem dois ingressos, cada uma, para o Festival, e têm acesso a uma programação especial prévia ao evento. A Missão também inclui workshops on-line, encontros virtuais com atores relevantes do ecossistema de inovação australiano, visitas técnicas e interação com importantes empreendedores locais, além de uma reunião com o Cônsul-Geral do Brasil em Sydney.

As três empresas mais bem classificadas poderão ganhar um espaço como expositoras em um dos maiores eventos de tecnologia e economia criativa do mundo, incluindo um estande de 9 metros quadrados com aparelho de televisão para exibição de conteúdos preparados pelas empresas. O Festival, que acontece desde 1987 em Austin, Texas, será realizado pela primeira vez fora dos EUA.

Competição internacional e conexão com investidores

Um dos pontos altos deste ano será o Startup Pitch, uma competição internacional de startups realizada durante os dois primeiros dias do SXSW Sydney 2023. Os participantes terão a oportunidade de apresentar os seus negócios e despertar o interesse de grandes empresas e potenciais investidores.

As inscrições, que vão até o dia 03 de agosto, também já estão abertas e podem ser feitas exclusivamente por aqui. No entanto, vale ressaltar que a participação no Startup Pitch não é um requisito obrigatório para participar da Missão de Startups ao SXSW Sydney 2023.

Internacionalização para diversas áreas do ecossistema de inovação

A oportunidade é direcionada para startups brasileiras de base tecnológica que queiram internacionalizar o seu negócio. O programa selecionará empresas que tenham soluções escaláveis e atuem em pelo menos uma das seguintes áreas: Sustentabilidade, Economia Circular e Inovação Urbana; IA Generativa e Inovação Robótica; Saúde, Biotecnologia, Futuro da Medicina, Aprimoramento de Seres Humanos; Habitação Espacial, Viagens e Transporte; Lei e Ordem no Ciberespaço, Segurança e Fintech; Entretenimento – Jogos, Música, Audiovisual, Arte, Moda, Mídia, XR/AR/VR, Streaming e Narrativa on-line.

Além de preencher o formulário de inscrição, a startup deve disponibilizar um vídeo pitch de até 3 minutos e um pitch deck de 10 slides, ambos em inglês. As inscrições vão até o dia 18 de agosto e podem ser realizadas aqui. O regulamento completo também pode ser encontrado na página do programa, na plataforma Sebrae Startups.

Confira o cronograma completo

Inscrições: 18/07 a 18/08/2023
Seleção das startups classificadas: 21/08 a 28/08/2023
Divulgação do resultado da seleção: 29/08/2023
Data limite para envio do Formulário de Adesão: 05/09/2023
Workshops Preparatórios on-line e sessões informativas: 25/09 a 29/09/2023
Missão e participação no Festival SXSW Sydney 2023: 18/10 a 21/10/2023
Prazo final para envio do relatório de participação e prestação de contas: 21/11/2023

Missão SXSW Sydney 2023

Em 2023, o Festival SXSW, um dos maiores eventos de tecnologia e economia criativa do mundo, será realizado pela primeira vez fora dos EUA, em Sydney, Austrália. A Missão SXSW Sydney, uma realização da Consulado-Geral do Brasil em Sydney, no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação, e do SEBRAE, irá selecionar pelo menos 10 startups brasileiras para promover a inserção de negócios inovadores no ecossistema australiano.

CONFIRA O REGULAMENTO COMPLETO AQUI

O QUE A MISSÃO INCLUI

Participação em workshops preparatórios online sobre o “Ecossistema de inovação da Austrália”, organizado pela Consulado-Geral do Brasil em Sydney, em parceria com o SEBRAE;

Participação na edição de 2023 do Festival “SXSW Sydney 2023”, com dois ingressos por startup;

Programação especial anterior à realização do Festival, organizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Sydney, que buscará incluir:

Encontros virtuais com atores relevantes do ecossistema de inovação da Austrália;

Imersão no ecossistema de inovação local por meio de visitas técnicas e interação com alguns dos principais atores do cenário de empreendedorismo inovador; e

Reunião com o Cônsul-Geral do Brasil em Sydney.

Poderá ser oferecido às 3 (três) empresas mais bem classificadas no processo seletivo espaço de expositor na SXSW Sydney 2023, de 9 metros quadrados, para cada empresa, incluindo aparelho de televisão para exibição de vídeos ou imagens preparados pela empresa.

CRONOGRAMA

Inscrições – 18 de julho a 18 de agosto de 2023

Seleção das startups classificadas – 21 de agosto a 28 de agosto de 2023

Divulgação do resultado da seleção – 29 de agosto de 2023

Data limite para envio do Formulário de Adesão – 5 de setembro de 2023

Workshops Preparatórios online e sessões informativas – 25 a 29 de setembro de 2023

Missão e participação no Festival SXSW Sydney 2023 – 18 a 21 de outubro de 2023

Prazo final para envio do relatório de participação e da prestação de contas – 21 de novembro de 2023

INSCRIÇÃO E REQUISITOS

Direcionado a startups brasileiras inovadoras de base tecnológica, com soluções escaláveis e interesse na internacionalização dos negócios, a empresa deverá atuar em pelo menos uma das seguintes áreas:

Sustentabilidade, Economia Circular e Inovação Urbana;

IA generativa e inovação robótica;

Saúde, biotecnologia, futuro da medicina, aprimoramento de seres humanos;

Habitação Espacial, Viagens e Transporte;

Lei e Ordem no Ciberespaço, Segurança e Fintech;

Entretenimento – jogos, música, audiovisual, arte, moda, mídia, XR/AR/VR, streaming e narrativa online.

Além do presente formulário de inscrição, a startup deve disponibilizar um vídeo pitch de até 3 minutos em inglês e um pitch deck de 10 slides também em inglês.

MAIS SOBRE O SXSW SYDNEY 2023 

O Festival SXSW, realizado anualmente em Austin, Texas, desde 1987, é um dos maiores eventos de tecnologia e economia criativa do mundo. Em 2023, Sydney receberá a primeira edição do SXSW fora de sua sede nos Estados Unidos. O SXSW Sydney surge como o maior evento de tecnologia da Austrália, de caráter global, mas com forte ênfase na região da Ásia-Pacífico. A escolha de Sydney evidencia a importância do ecossistema de inovação da cidade e do país como um todo.

O SXSW Sydney manterá o formato da versão original, com conferências, festivais e exposições, contemplando tecnologia e inovação, jogos eletrônicos, música, audiovisual e cultura.  A Startup Village, onde as startups poderão apresentar ideias, produtos e serviços para potenciais investidores, mentores e parceiros de negócios, será aberta entre os dias 18 e 21 de outubro.

Um dos pontos altos do SXSW Sydney será a competição internacional de startups, o Startup Pitch, que será realizado entre os dias 18 e 19 de outubro. As startups participantes terão a oportunidade de fazer apresentação de seus negócios para angariar o interesse de grandes empresas e potenciais investidores. Voltado para startups que tenham interesse na exposição ao mercado australiano e da região da Ásia-Pacífico, como estratégia de internacionalização, o Startup Pitch premiará empresas vencedoras em seis categorias: i) sustentabilidade, economia circular e inovação urbana; ii) IA generativa e inovação robótica; iii) saúde, biotecnologia, futuro da medicina e aprimoramento de seres humanos; iv) habitação espacial, viagens e transporte; v) lei e ordem no ciberespaço, segurança e fintech; e iv) entretenimento – jogos, música, audiovisual, arte, moda, mídia, XR/AR/VR, streaming e narrativa online.

As inscrições para o Startup Pitch estão abertas no período de 22/06 a 03/08/2022, exclusivamente pelo website https://submissions.sxswsydney.com/. A participação no Startup Pitch não constitui requisito obrigatório para participar da Missão de Startups ao SXSW Sydney 2023.

SOBRE A AUSTRÁLIA COMO DESTINO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 

A edição 2023 do The Global Startup Ecosystem Report (GSER), elaborado pela consultoria Startup Genome, incluiu duas cidades australianas entre os 50 principais ecossistemas de startups do mundo: Sydney (20ª posição) e Melbourne (33ª posição).

Capital do estado de Nova Gales do Sul, maior economia da Austrália, com cerca de 31,1% do PIB australiano, Sydney é o principal centro financeiro e de negócios do país, abrigando sedes da maior parte das instituições financeiras e sedes regionais de mais de 600 empresas multinacionais. As principais empresas de capital de risco que operam na Austrália estão sediadas ou tem escritórios na cidade. O ecossistema de Sydney é ancorado por histórias de sucesso, incluindo os casos da Canva e Atlassian.

O governo de Nova Gales do Sul vem investindo fortemente no desenvolvimento de ambientes de inovação. A principal iniciativa é o distrito Tech Central, que abrangerá 250 mil m2 de espaço para empresas de tecnologia na região central de Sydney. O distrito será o maior do gênero na Austrália e vem sendo promovido pelo governo de Nova Gales do Sul como o “Vale do Silício do Hemisfério Sul”.

Dentre as seis variáveis utilizadas para a classificação da cidade em 20º lugar, Sydney se sobressai em: desempenho do ecossistema, disponibilidade de financiamento, disponibilidade de talentos e conectividade.

No período 2018-2022, conforme o relatório, o total de financiamento de capital de risco apurado foi de USD 9,1 bilhões. O valor-médio da rodada de investimento Série A foi de USD 7,5 milhões, enquanto o valor-médio da rodada de investimento semente foi de USD 1 milhão. O valor total das saídas, apurado no período, foi de USD 12 bilhões. A cidade conta com 4 unicórnios.

Há subsetores de destaque: fintech, cleantech e manufatura avançada e robótica. O relatório da Startup Genome aponta como principais vantagens para se estabelecer em Sydney: qualidade de vida, mão-de-obra qualificada e ambiente de negócios favorável.

Melbourne é a capital do estado de Victoria, segundo maior estado em termos econômicos, representando cerca de 22,3% do PIB nacional, constituindo importante centro de negócios regional. Na edição 2023 do GSER, Melbourne subiu seis posições em relação à edição anterior, classificando-se em 33º lugar.

O governo de Victoria vem atuando com o intuito de promover Melbourne como líder em inovação global. Por meio das agências Invest Victoria, responsável pela atração de investimentos do estado, e Global Victoria, responsável por facilitação de comércio, o governo vem buscando incentivar líderes mundiais em inovação a estabelecer operações e atrair investidores estrangeiros para o estado.

Dentre as seis variáveis utilizadas para a classificação da cidade em 33º lugar, Melbourne alcançou boa avaliação em: desempenho do ecossistema, disponibilidade de talentos e conectividade.

No período 2018-2022, conforme o relatório, o total de financiamento de capital de risco apurado foi de USD 4,9 bilhões. O valor-médio da rodada de investimento Série A foi de USD 5,9 milhões, enquanto o valor-médio da rodada de investimento semente foi de USD 740 mil. O valor total das saídas apurado no período foi de USD 8,6 bilhões. A cidade conta com 3 unicórnios.

O relatório da Startup Genome aponta como principais vantagens para se estabelecer em Melbourne: qualidade de vida, mão-de-obra qualificada e apoio governamental. Dentre os principais subsetores, destacam-se ciências da vida; fintech; e inteligência artificial, big data e análise de dados.

O relatório destaca, ainda, dois ecossistemas de startups emergentes na Austrália: Brisbane, capital do estado de Queensland, e Adelaide, capital do estado da Austrália do Sul.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui