Participantes do Catalisa ICT, programa do Sebrae voltado para a aceleração de startups, tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias inovadoras a potenciais investidores durante a Conferência Anpei 2024, que aconteceu em São Paulo nessa semana.

As sócias Raquel Maranhão e Marina Belintani estavam empolgadas com a chance de atrair parceiros para a Mabê Bio, que desenvolve tecidos sustentáveis para a indústria da moda a partir de matéria-prima vegetal, sem plástico nem materiais pesados no processo de produção, valendo-se da casca de angico, planta típica da América Latina.

Programa do Sebrae de apoio a startups abre espaço para empreendedores em conferência de inovação
Raquel Maranhão e Marina Belintani. Foto: Tulio Vidal

“Tivemos ótimas conversas. O contato direto com a indústria é essencial”, avalia Raquel, que deixou o emprego em um banco privado para apostar no biotecido como alternativa ao couro e buscou no Sebrae orientação para estruturar o negócio. Além de recursos, o Sebrae nos auxilia no desenvolvimento da ideia”, ressalta.

Ela participa da turma do Catalisa, iniciada em abril último junto com o químico Weliton Batiston, fundador da Kemizon, de vitaminas naturais da Amazônia. “Sem o apoio do Sebrae, nossa ideia ainda estaria no papel”, diz Weliton, em fase de captação de recursos para montar uma fábrica.

Programa do Sebrae de apoio a startups abre espaço para empreendedores em conferência de inovação
Weliton Batiston. Foto: Tulio Vidal

Eles seguem no programa até janeiro de 2025, contando com todo o apoio para a estruturação de seus negócios, assim como a professora Manuella Dourado Ribeiro, sócia fundadora da Microgene, empresa que desenvolve produtos biológicos para a agricultura.

“O fomento do Catalisa é o que possibilitou pagarmos testes de campo de bioinsumos para registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, agradeceu ela durante seu pitch.

Programa do Sebrae de apoio a startups abre espaço para empreendedores em conferência de inovação
Manuella Dourado Ribeiro. Foto: Tulio Vidal

A mentoria oferecida pelo Catalisa ICT tem duração de nove meses. Para mais informações, acesse o site do programa.

Conferência Anpei

A Conferência Anpei de Inovação reúne, a cada ano, cerca de 2 mil participantes, incluindo empresas de renome, entidades governamentais, instituições de fomento, investidores, empreendedores e especialistas de diversos setores, todos engajados no dinâmico ecossistema da inovação.

Em 2024, os temas em destaque incluíram a Reindustrializaçāo do Brasil, Sustentabilidade como um Motor Econômico, Energias Limpas e o Futuro da Pesquisa e Inovaçāo.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui