Mais de um ano e meio de acompanhamento de consultorias individualizadas, acesso a diagnósticos e apoio aos empreendedores – com mais de 90% de subsídios – possibilitou um melhor faturamento e novos caminhos para 125 pequenos negócios do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e de Pernambuco. Eles se prepararam para o encadeamento produtivo do programa Impulsiona, feito em parceria pelo Sebrae e Serasa Experian, com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem sua gestão financeira e ampliar a visão de mercado, incluindo questões como lucratividade e competitividade.
“Partimos de uma jornada quantitativa com mais de 4 milhões de acessos à plataforma do programa, para uma jornada de transformação dessas empresas por meio do encadeamento produtivo. Esse programa buscou melhorar a competitividade em 15%, além de aumentar a margem de lucro, o faturamento e diminuir o endividamento em 10%. Chegamos ao final da jornada com resultados que superaram nossas expectativas”, explica o analista de Competitividade do Sebrae Fábio Rabello. O investimento das duas entidades foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
Em Curitiba (PR), a empresária Kelly Sato, da Dikasa Presentes, já aproveita os frutos após participar do Programa. Em 2022, ela era microempreendedora individual (MEI) e não passava do faturamento de R$ 81 mil por ano. Ao final de 2023, o negócio se tornou uma microempresa (ME) e contabilizou R$ 327 mil em vendas, o que a deixa bem próxima de passar a ser uma empresa de pequeno porte (EPP).
A empreendedora conta que teve uma evolução significativa das práticas de gestão, especialmente em relação às finanças. Ela conseguiu reduzir o endividamento da empresa em mais de 90%, além de alcançar um aumento percentual de 37% no faturamento médio. “Esse programa foi muito importante para a minha vida, foi transformador. Tanto na questão pessoal, quanto profissional, na questão da empresa. Eu recomendo sempre qualquer ação que tiver com o Sebrae para que as pessoas não percam a oportunidade”, diz Kelly Sato.
Já Thaila Maschio, CEO da Digital Fácil, empresa que atua no ramo de certificação digital há cinco anos, ficou entusiasmada com o apoio que recebeu do Sebrae e da Serasa. “O projeto foi um divisor de águas. Começamos com um diagnóstico de todas as áreas de empresa. Tivemos consultorias, workshops, palestras, para que a gente pudesse identificar melhorias, oportunidades de mudanças, de trazer inovações”, lembra a empresária. “Depois do programa, mudei até em relação à minha postura, enquanto empreendedora, o projeto me fez repensar a realidade do dia a dia”, comenta.
Em São Paulo, a média de crescimento de faturamento das empresas participantes foi de 32% e a margem líquida (lucro alcançado em comparação com a receita obtida) foi praticamente o dobro (98%). Por sua vez, o endividamento das empresas caiu 35% em comparação a 2022 e o número de pessoas ocupadas (contratadas) cresceu 75%.
“Percebemos que a iniciativa deu certo e agora, em 2024, renovamos o convênio com a Serasa para atender mais 150 empresas e conseguirmos mudar a realidade delas. O que fica de mais importante desta ação é que os empresários devem se aproximar do Sebrae, pois sempre há algum serviço com o qual poderemos apoiar a desenvolver o seu pequeno negócio”, anuncia Fábio Rabello.
Fonte: SEBRAE
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