Educação, inovação, empreendedorismo e tecnologia. Com esses pilares como base, o Startup Garage atendeu mais de 2.900 alunos paranaenses na edição de 2022. O Programa realizado pelo Sebrae/PR alcançou 52 Instituições de Ensino Superior (IES) em 11 cidades paranaenses. A iniciativa busca estimular a visão empreendedora dos estudantes para que possam estar abertos e dispostos a adquirir novos conhecimentos e também serve como base para a criação de ideias, tendo as universidades como palco de incentivo.
Para celebrar as propostas desenvolvidas durante o ano, no final de dezembro foi realizada Premiação Startup Garage 2022. Ao todo, 30 projetos foram inscritos e participaram da cerimônia virtual. Segundo a coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama, o programa vai além do conhecimento transmitido para os alunos e possibilita um espaço de incentivo voltado para a criação de startups.
“Eles [os estudantes] tiveram a oportunidade de viver na pele todo o processo de criação, que envolve pontos como as demandas do mercado, questões financeiras, análise crítica da situação e busca de meios de como promover um diferencial daquilo que deseja entregar, seja produto, serviço ou experiência. Dessa forma, esperamos estimular e apoiar o surgimento de novos empreendedores”, explica Sonia.
Desenvolvida no UniBrasil Centro Universitário, de Curitiba, a She She ficou em primeiro lugar com o projeto de um produto que garanta maior segurança e sustentabilidade para a saúde íntima das mulheres durante o uso do banheiro, reduzindo o contato direto com o vaso sanitário.
“Com o projeto, conseguimos elaborar e organizar as ideias de modo estruturado e com todo apoio e orientação dos professores. Nós sempre admiramos o empreendedorismo e tínhamos planos de abrir o nosso próprio negócio após a graduação. O Startup Garage foi importante para consolidar nossa parceria e ampliar o nosso horizonte”, afirma a integrante do grupo, Mirela Brasil.
A equipe é composta pelas alunas Gabriele Voigt, Mirela Brasil, Pollyana Santana e Thaís Martins, e está planejando os próximos passos.
“Agora, é o momento de tirar a ideia do papel. Nos últimos meses conseguimos estruturar melhor alguns processos necessários, principalmente ligados ao desenvolvimento do produto. Nosso foco é pensar na escalabilidade e fazer a She She decolar”, completa Mirela.
A segunda colocação foi da equipe BioSolutions, composta por Diego Eduardo Romero Gonzaga, Gabriel Maister Cavalini, Rhuan Ribeiro dos Reis e Wagner Mansano Cavalini, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os estudantes desenvolveram o “Max 2G”, um maximizador de carboidratos que almeja melhorar o aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar, aumentar a produção de etanol 2G e a disponibilidade de açúcares em bioprocessos.
“Nós estamos conhecendo o empreendedorismo por meio de projetos como o do Sebrae/PR. Isso trouxe um novo olhar para a equipe e nos motivou a buscar mais conhecimento para que seja possível seguir com a elaboração do nosso produto”, explica Wagner.
Com um plano de ação criado e que prevê atividades até agosto de 2023, o grupo pretende levar a ideia a campo e se aproximar da cadeia produtiva.
“Vamos fazer contato com os agricultores e com as usinas de produção em busca de um espaço para que seja possível aplicar e testar o nosso produto. Temos pontos que queremos melhorar e isso será possível por meio de estudos e experimentos práticos”, completa o estudante.
Duas ideias empataram na terceira colocação. A Frete Seguro foi desenvolvida na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu, e estruturou um produto voltado para a garantia e a praticidade dos fretes de mudança no Brasil a partir de um sistema de comunicação, com acompanhamento e verificação da disponibilidade dos fretistas. Assim, é ampliada a segurança na identificação, dimensionamento de carga e acompanhamento do deslocamento das entregas.
Completando o pódio, está a QuickMed. O projeto prevê a criação de um aplicativo voltado para o atendimento de urgências médicas a fim de solucionar o problema enfrentado pelo atraso na comunicação e pela dificuldade das emergências de saúde ao acionarem uma equipe de socorro. Desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, a aplicação almeja ter um sistema de acionamento rápido e fácil, além de ser um canal claro e objetivo de comunicação entre equipes de socorro.
Premiação
As quatro equipes vencedoras terão acesso a consultorias e vagas de capacitação em projetos do Sebrae/PR. Além disso, será realizada uma visita técnica com os estudantes para espaços inovadores e instituições que apoiam o desenvolvimento de startups em Florianópolis, Santa Catarina. A viagem será custeada pelo Sebrae/PR.
Startup Garage
Com duração de oito a dez semanas, foram realizados 37 “garages” no Paraná, atividades que contaram com a realização de workshops temáticos ligados à criação e a validação de uma startup, entre eles: a identificação de problemas e soluções; despertar de mentalidade empreendedora e times de alta performance; validação de mercado; prototipação; canais de venda, comunicação e tração; e marketing digital.
Além disso, foram organizadas ações de estímulo à criação de startups em formato “sprint”, com o intuito de refletir sobre uma ideia, de maneira imersiva e rápida, para construir uma solução. No total, em ambas as ações, foram formadas 391 equipes tendo como foco a criação de uma startup.
Ideias inovadoras ligadas às áreas do agronegócio, comunicação, educação, saúde, sustentabilidade e tecnologia são alguns dos temas que participaram da premiação. O evento foi conduzido pelo CEO da Fab Lab Recife, Edgar Andrade, e contou com palestra do professor Sérgio Itamar sobre a importância da persistência e da busca por soluções para a sociedade.
Fonte: SEBRAE
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