O Programa de Microcrédito do Governo do Estado, o Nossocrédito, que é gerido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), vai ganhar reforço de 23 novos agentes. Isso porque, a 40ª edição do Programa de Formação de Agentes de Crédito (Profac) começa nesta quarta-feira (08) e segue até o próximo dia 14. A imersão de sete dias de aprendizado tem a finalidade de qualificar os profissionais que vão exercer a atividade nos municípios.
O Profac faz parte do projeto de expansão do Programa Nossocrédito e tem o objetivo de recompor os quadros de agentes de crédito das unidades municipais que estão em funcionamento e adotaram o microcrédito como uma política pública de geração de renda e desenvolvimento local sustentável. No entanto, conta com um número reduzido de agentes.
Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o Profac é uma atividade de imersão no tema financeiro voltado para a qualificação dos candidatos que vão trabalhar como agente de crédito por todo Estado do Espírito Santo.
Leia mais: Sefaz agora pode receber pagamento de tributos estaduais pelo Pix no Espirito Santo
Qualificação dos candidatos
“Hoje, o programa conta com certa de 100 agentes de crédito e os candidatos são indicados pelas prefeituras ou pelos órgãos parceiros para que possam realizar o Profac. Durante a imersão, os candidatos vão aprender não somente a lidar com questões financeiras, mas também a interagir com o empreendedor que está em busca de crédito”, explicou Alberto Gavini.
“Nós orientamos essas pessoas sobre a importância de só pegar um valor se realmente houver necessidade de investimento e que esse recurso não pode ser usado para pagar contas pessoais, como, por exemplo, conta de cartão de crédito. Pelo contrário, o recurso tem de ser usado para gerar e aperfeiçoar os negócios”, ponderou o diretor-presidente da Aderes.
Ainda de acordo com Gavini, esse projeto vem ajudando o Governo do Estado a desenvolver muitas políticas públicas. “Hoje, cada vez mais, a carteira de trabalho existe menos e o empreendedor cumpre esse papel de gerar novos postos de trabalho no mercado, cada vez que um empreendedor pega um crédito e investe no seu negócio. Isso amplia a capacidade de gerar trabalho e renda local, distribuindo, dessa forma, a riqueza entre os municípios do Estado do Espírito Santo”, afirmou.
O Programa Nossocrédito foi criado pelo Decreto Estadual nº 1.203-R, de 26 de agosto de 2003, iniciando as operações no mês de setembro. Atualmente, tem como parceiros o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), operador do programa, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).
Fonte: Governo do Estado do Espirito Santo
O post Programa Nossocrédito ganha reforço de 23 novos agentes no Espirito Santo apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui