Os pequenos negócios e potenciais empreendedores vão contar com o apoio do Sebrae e da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para atuar no mercado de franchising brasileiro. Nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), foi anunciado o Projeto Franquias Brasil. A iniciativa faz parte de convênio técnico-financeiro celebrado entre as duas instituições, no valor de R$ 18,7 milhões.
Com duração de 30 meses, a meta é atender 13 mil microempresas e empresas de pequeno porte em todo o país, com capacitação e qualificação, além de participação em ações de acesso a mercado, como rodadas de negócios.
Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o setor de franquias representa economia qualificada no país. “Para se chegar ao patamar de uma franquia é preciso de um elemento fundamental que é a credibilidade construída por esse setor”, pontuou.

Segundo ele, o convênio é uma resposta ao momento que o Brasil vive no qual 60% dos brasileiros querem empreender. “O mercado de franquias mostra novas possibilidades para os pequenos negócios ganharem escala quando buscam qualificação”, frisou.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, por sua vez, lembrou que a celebração do convênio marca uma nova etapa da parceria com a ABF. “Nos propomos a fazer algo mais consistente, mais profundo, mais estruturante”, frisou. Quick reforçou a necessidade de avançar qualitativamente nas ações voltadas aos pequenos negócios interessados neste mercado.
Temos agendas importantíssimas tanto para empresas pequenas que querem adotar o sistema de franquias como para empresas que serão franqueadas, além de dar segurança para os empreendedores que querem investir.
Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae
De acordo com o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, o novo convênio com o Sebrae é muito mais do que um acordo institucional. “É um compromisso com o futuro do empreendedorismo brasileiro. Isso significa preparar pessoas, formar lideranças, impulsionar negócios locais e fortalecer o ecossistema de franchising”, destacou.
Ele compartilhou que o setor de franquias dentro da ABF ultrapassa 200 mil operações franqueadas espalhadas por todo o país, com faturamento nos últimos 12 meses (encerrados em junho/2025) de mais de R$ 280 bilhões. Segundo ele, na média, as franquias faturam R$ 100 mil com média de empregabilidade de nove brasileiros.
“É sem dúvida um empreendedorismo de alto impacto e poder de transformação nas comunidades onde o franchising se insere”, complementou.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, aproveitou o encontro para destacar como a instituição está empenhada em ficar cada vez mais perto dos empreendedores. Para isso, ela destaca a importância de contar com parceiros como a ABF.
“Consolidamos aqui uma parceria que com certeza vai chegar lá na pequena padaria, no pequeno ateliê, na pequena barbearia, no pequeno salão, alcançando pessoas que enxergam no empreendedorismo uma saída para as dificuldades que a vida traz”, avalia.
Fonte: SEBRAE
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