Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC
O início das discussões do I Fórum CBPS de Sustentabilidade, realizado nesta quarta-feira (22), teve como destaque as falas das autoridades convidadas. O ponto comum e muito ressaltado nos discursos foi o protagonismo brasileiro na adoção e nas discussões das Normas de Sustentabilidade.
As explanações de abertura foram iniciadas pelo presidente da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, que falou sobre a atuação da autarquia na adequação dessas normas à realidade brasileira e como a CVM conseguiu atrair para o país esse protagonismo. “Conseguimos priorizar as discussões e atrair para o Brasil um protagonismo bastante relevante no tema das finanças sustentáveis. E aqui eu tenho que exaltar o fato de o Brasil ser o primeiro país do mundo a ter regras de maneira consistente no sentido de fazer com que os padrões contábeis em IFRS S1 e S2 para o reporte das informações de sustentabilidade e controle das tendências climáticas pudessem ser adotados no Brasil, no primeiro momento de maneira voluntária.”
Em seguida, o presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Sebastian Soares, fez um breve histórico do movimento de conversão das Normas de Sustentabilidade no país, ressaltou a agilidade com que tudo foi encaminhado e parabenizou a iniciativa do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) em promover o evento. “Eu gosto muito desse conceito de building blocks que é exatamente o regulador, o preparador e o auditor independente, cada um dentro da sua responsabilidade e atribuições, mas tentando construir uma agenda conjunta para colocar o Brasil no papel que merece, de protagonismo, nessa agenda de sustentabilidade”.
Posteriormente a palavra foi concedida à secretária a secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Virgínia de Ãngelis, que falou sobre a importância da adoção dessas normas para os recursos públicos e como o país está na vanguarda desse processo. “A discussão sobre o relatório de sustentabilidade do setor público também ocorre. Ela tem acontecido concomitantemente, inclusive em razão da obrigação de convergência dos padrões, e, especialmente aqui no Brasil, a gente tem no setor público um exemplo de uma vanguarda na adoção de um padrão de relatório integrado, desde 2017, em razão justamente da edição feita pelo Tribunal de Contas da União”.
Além das autoridades citadas, também participaram da cerimônia de abertura a curadora da Fundação IFRS, Isabel de Saint Maio; o diretor-executivo da International Federation of Accountants (Ifac), Lee White; o gerente de projetos da Força Tarefa de Integridade e Compliance do B20, Reynaldo Goto; e a representante da empresa alemã GIZ, Chritine Majowski.
Presidente do CFC participa do Fórum
O presidente Aécio Dantas também esteve presente nas discussões do I Fórum CBPS de Sustentabilidade, que acontece nesta quarta-feira (22). Na ocasião, ele destacou a importância do evento e a conveniência do assunto, tendo em vista os últimos acontecimentos climáticos ocorridos no Brasil.
“O momento é esse, a pauta da sustentabilidade é do profissional da Contabilidade. Mais importante do que isso, é uma pauta que interessa o nosso país e o mundo todo. Um exemplo muito claro, é o que estamos vivenciando no Rio Grande do Sul e tantas outras catástrofes ambientais que precisam ter, de alguma forma, mencionados os riscos desses relatórios”.
O evento aconteceu no formato híbrido. A gravação dos painéis do evento está disponível no canal no CFC no YouTube. Para acessar, clique aqui.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui