Como forma de se adequar ao novo Ensino Médio, a Escola Estadual José Correia Silva Titara, na pequena comunidade Massagueira, em Marechal Deodoro (AL), procurou a ajuda do Sebrae para implementar iniciativas que possibilitassem aos alunos uma oportunidade de desenvolverem suas habilidades. Em menos de um ano de parceria, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, seis projetos já foram desenvolvidos no local e estão modificando o modo de ver o mundo dos jovens estudantes. Em todo o país, já houve mais 12,4 milhões de atendimentos semelhantes por meio da iniciativa.

Protagonismo juvenil é desenvolvido em escola no interior de Alagoas
Alunos da Escola Estadual José Correia Silva Titara. Foto: arquivo pessoal.

A coordenadora pedagógica da escola, Virgínia Moura Muller, conta que antes das ações de educação empreendedora, o colégio, formado na maioria por filhos de pescadores, rendeiras e agricultores familiares, passava por dificuldades para trazer os adolescentes ao protagonismo juvenil. “Eles começaram a pensar ‘qual é a escola dos meus sonhos?’ e começaram a empreender ali mesmo”, comentou a gestora.

“A partir dos projetos que eles mesmos implementaram, a nossa biblioteca já foi arrumada. Começamos um projeto de sustentabilidade, de jardinagem e uma farmácia viva que deram uma nova cara para a escola. O empreender não traz melhoria só para a vida deles, mas para toda a comunidade”, explicou Virgínia. A coordenadora conta que o ápice do Programa foi a promoção do evento Realiza, no qual apresentaram seus projetos para bancas compostas por professores e empresários da região.

Projetos executados

  • Titara + Sustentável
  • Arte e Território
  • RoboTot (carregador móvel de baterias)
  • Farinha Nutritiva a partir da casca da laranja e do maracujá
  • Reciclagem
  • Nem no mundo existo (para a regularização de documentos das famílias da região)

Protagonismo juvenil é desenvolvido em escola no interior de Alagoas
Educadores e estudantes da escola da pequena comunidade Massagueira, em Marechal Deodoro (AL). Foto: arquivo pessoal.

Protagonismo

A aluna Emilly Pedrosa, de 17 anos, está no terceiro ano do Ensino Médio. Ela integra a equipe do Titara + Sustentável, que aplica iniciativas de educação ambiental, com a criação de hortas comunitárias e promover a integração da escola com a comunidade. Ela conta que consegue ver evolução depois que passou a participa do programa do Sebrae.

“Não sabia sobre a importância de empreender, especialmente na escola, que é onde passamos grande parte do nosso dia. O que a gente precisa é de oportunidade”, enfatizou. “É muito importante observar os problemas ao nosso redor e empreender para melhorar a nossa qualidade de vida. A escola está mudando e a comunidade deseja participar cada vez mais”, completou a aluna.

Por fim, Emilly ressalta que a escola se transformou do ano passado para cá, quando passou a implementar os projetos dos estudantes. “O ambiente se tornou muito melhor. Passamos a ter mais afinidade e a ser mais acolhidos pelos professores e pelos outros alunos. É muito bom estar na escola”, concluiu.

Parceria

Em 10 anos, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) já chegou a mais de 5.321 municípios. A iniciativa busca desenvolver o potencial das pessoas para se tornarem protagonistas da transformação das realidades colocando em prática suas competências socioemocionais – desfazendo a ideia de educação empreendedora como instruções para abrir um negócio.

A coordenadora pedagógica comemora a entrada do Sebrae como parceiro da Escola Estadual. “Educação empreendedora é mais do que gerar renda. É empreender em diversas outras áreas, como social, cultural e ambiental. O Sebrae trouxe essa parceria e, junto, os empresários locais que estão patrocinando algumas ações na escola. Com o Sebrae, parece que as portas se abrem. É muito bom ver a escola, que era apática, passando a crescer e se tornando um local de verdadeiro aprendizado e de convivência”, contou Virgínia.

O coordenador de Educação Empreendedora do Sebrae, Gabriel Barros, recorda que o Novo Ensino Médio, que atualmente está em discussão, estabelece as competências empreendedoras como conhecimentos que os estudantes devem adquirir durante esta fase da vida escolar. “É justamente o foco de atuação do Programa Nacional de Educação Empreendedora. O desenvolvimento dessas competências é viabilizado por meio de palestras, cursos, oficinas, desafios, eventos e premiações.  Nesse sentido, os estudantes têm a oportunidade de se desenvolverem de maneira integral, tornam-se protagonistas das suas vidas, e agentes de transformação do ambiente onde estão inseridos”, explica Gabriel.

Protagonismo juvenil é desenvolvido em escola no interior de Alagoas

Essa é a terceira de uma série de matérias sobre educação empreendedora que está publicada, ao longo das últimas semanas, na Agência Sebrae de Notícias. Estamos contando sobre as experiências e aprendizados de professores e estudantes a partir da inclusão do conceito de empreendedorismo, de forma transversal, nos conteúdos de sala de aula. Acompanhe!

Fonte: SEBRAE
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